Vaiado no início da carreira, o ídolo colorado Valdomiro Vaz Franco faz um forte apelo à torcida do Inter. O ex-ponteiro tricampeão brasileiro quer que os torcedores colorados parem de vaiar o zagueiro Paulão e passem a aplaudir o defensor nos treinamentos e nos jogos. O defensor ainda não foi inscrito no Gauchão e sequer está relacionado para a estreia, nesta quinta (18), contra o Veranópolis.
— Eu sei o que é a vaia. Fui vaiado muito tempo e sei como ela dói por dentro. Por isso, eu quero fazer um pedido para a torcida do Inter. Vamos aplaudir o Paulão. Vamos dar um voto de confiança. Quando ele entrar em campo, vamos incentivá-lo. Tenho certeza que ele ainda vai dar muita coisa boa para nós colorados. Eu pedindo, tenho certeza que a torcida vai dar esse crédito para ele — disse Valdomiro à GaúchaZH.
Hoje residente em Criciúma-SC, o ex-jogador do Inter pretende viajar nos próximos dias para Porto Alegre especialmente para prestar apoio a Paulão.
— Vou ir a um treino dar um abraço nele. Vou dizer que tenho certeza que a torcida vai apoiá-lo. Direi 'conta comigo Paulão'. Tenho certeza que um pedido meu o torcedor do Inter vai atender e, daqui para frente, vai aplaudir o Paulão e não vai vaiá-lo mais — completou.
Contratado em 1968, do Comerciário, de Criciúma, Valdomiro sofreu muito com as vaias da torcida colorada no início da carreira. Porém, com o decorrer do tempo, superou a desconfiança do torcedor e se sagrou tricampeão brasileiro em 1975, 1976 e em 1979, marcando gols importantes nas três conquistas.
—Eu comecei no Inter com 19 anos. Fui muito vaiado. A vaia dói. A gente fica em um estado... e depois fui hoctacampeão gaúcho e tricampeão brasileiro. O Inter é minha vida. Esse clube me levou à Seleção Brasileira, à Copa. É a minha casa. Estou pedindo de coração para a torcida do Inter transformar essa vaia ao Paulão em aplauso — apela.
No Inter desde 2014, Paulão ficou marcado pelo torcedor colorado pelo rebaixamento da equipe em 2016. No jogo-treino contra o Lajeadense, no último sábado (13), o zagueiro foi vaiado por torcedores que assistiam à atividade no CT do Parque Gigante.
Ao final da conversa com a reportagem de GaúchaZH, Valdomiro repetiu o apelo.
—Vamos incentivar o Paulão — finalizou.
Na última temporada, o zagueiro defendeu o Vasco da Gama na Série A do Brasileirão, quando foi comandado, no primeiro semestre, pelo técnico Milton Mendes. O treinador elogia o atleta e acredita na sua recuperação no Inter.
— O Paulão fez uma excelente Série A. Tem que dar tranquilidade para ele, que ele vai dar muitos frutos para o Inter. Acredito que o torcedor vai mudar de ideia, o estilo dele é forte e ele tem uma personalidade boa. Mas é importante ele se sentir gostado, e também as pessoas que estão na liderança nao se deixarem cair pelo fato de o torcedor ter a sua preferência. Muitas vezes o torcedor é passional — opina.
Mendes relembra um episódio em que viveu uma situação parecida com outro jogador, que era frequentemente vaiado pela torcida vascaína, e dá uma dica para a comissão técnica do Inter recuperar Paulão: utilizá-lo nas partidas fora de casa.
— Quando eu cheguei no Vasco, o (atacante colombiano) Manga Escobar tinha sido marcado pela torcida. Eu tive que fazer uma ginástica para escalá-lo, porque pegavam no pé dele, não deixavam o menino tocar na bola. É importante confiarmos no atleta. Então, procurei colocá-lo nos jogos fora de casa. Aí fui mostrando que ele tinha potencial e fui ganhando a confiança da torcida. Acabou tudo muito bem, acho que esse é o processo — recomenda.