80 dos 91 participantes da Copa do Brasil 2018 irão conhecer nesta sexta, no Rio de Janeiro, seus adversários na primeira fase da competição que começa em janeiro. O sorteio está marcado para às 15h. Entre os 80, estão cinco gaúchos: Inter, Novo Hamburgo, Caxias, Juventude e Aimoré. Os outros 11 times entram direto nas oitavas de final. São oito integrantes da Libertadores, entre eles o Grêmio, e mais os campeões de 2017 da Série B do Brasileiro (América-MG), da Copa do Nordeste (Bahia) e da Copa Verde (Luverdense).
No sorteio, os oitenta times serão distribuídos em oito potes de 10 clubes cada, identificados de A a H. Na primeira fase, em jogo único, os integrantes do Grupo 1 (potes A, B, C e D) jogam fora de casa e com a vantagem do empate contra os do Grupo 2 (potes E, F, G e H). A formação dos potes é feita de acordo com o ranking da CBF. Inter no A, Juventude no C, Caxias no E, Novo Hamburgo no F e Aimoré no H. Os confrontos serão entre clubes dos potes da seguinte maneira: A x E, B x F, C x G e D x H.
Quem o Inter pode pegar?
De Caxias do Sul a Rio Branco no Acre. Do Rio de Janeiro a Macapá. São possibilidades que envolvem a primeira fase do Inter na Copa do Brasil. Por estar no pote A, dos melhores no ranking, o colorado vai pegar times do pote E. São 10 possíveis adversários:
GLOBO-RN
Vice-campeão potiguar em 2017. Tem apenas cinco anos de existência e fica na cidade de Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal. O Estádio é o Barretão, com capacidade para dez mil torcedores. O Globo tem três participações na Copa do Brasil (2015 a 2017) e nunca passou da primeira fase. Neste ano, caiu para o Fluminense-RJ.
SANTOS-AP
Campeão amapaense em 2017. Fundado em 1973, joga na capital Macapá, no Estádio Zerão, com capacidade para cinco mil torcedores. Tem seis participações na Copa do Brasil (a primeira em 2000 e a última em 2017). Nunca passou da primeira fase. Nesta temporada parou no Vasco-RJ.
CAXIAS-RS
Terceiro colocado no Gauchão 2017, foi fundado em 1935. Joga no Estádio Centenário, com capacidade para 30 mil torcedores. Tem dez participações na competição, a última em 2015. Chegou às oitavas em 1991 e em 2011.
MADUREIRA-RJ
Sexto colocado no Carioca 2017, tem 103 anos. O Estádio Conselheiro Galvão fica no subúrbio do Rio de Janeiro e tem capacidade para cinco mil torcedores. Tem quatro participações na Copa do Brasil. Em 2008, passou da primeira fase mas caiu em seguida, para o Juventude.
CALDENSE-MG
Terminou em quinto no Campeonato Mineiro 2017. Fundada em 1925, a Caldense jogou cinco Copas do Brasil. Passou duas vezes da primeira fase e neste ano caiu diante do Corinthians-SP. O Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, tem capacidade para oito mil pessoas.
BOAVISTA-RJ
Campeão da Copa Rio 2017, o Boavista joga na cidade de Saquarema. O Estádio Elcyr de Mendonça tem capacidade para sete mil torcedores. Os cariocas jogaram quatro vezes a Copa do Brasil e tiveram o melhor desempenho neste ano, quando chegaram a terceira fase.
APARECIDENSE-GO
Terceira colocada no Campeonato Goiano 2017, a Aparecidense atua no Estádio Aníbal de Toledo, em Aparecida de Goiânia, com capacidade para oito mil pessoas. A cidade fica na região metropolitana do Estado e tem mais de 500 mil habitantes. A Aparecidense vai para sua segunda Copa do Brasil. Em 2016, o time caiu na segunda fase para o Ypiranga de Erechim.
NACIONAL-AM
Atual vice-campeão amazonense, o Nacional tem 104 anos. Já tem 18 participações na Copa do Brasil. Conseguiu chegar às oitavas em 1995 e em 2013. Pode jogar na Arena da Amazônia, em Manaus, com capacidade para 45 mil torcedores.
ATLÉTICO-AC
O campeão acreano de 2017 conseguiu acesso para a Série C do Brasileiro nesta temporada, eliminando o São José-RS nas quartas de final. O time manda seus jogos na Arena da Floresta, na capital Rio Branco, com capacidade para 16 mil torcedores. O Atlético tem quatro participações na Copa do Brasil, caindo sempre na primeira fase.
PARNAHYBA-PI
O vice-campeão piauiense tem 104 anos. A cidade de Parnaíba fica a 330 quilômetros da capital Teresina. O Estádio Pedro Alelaf tem capacidade para apenas cinco mil torcedores. Em 29 anos de Copa do Brasil, o Parnahyba participou de seis edições. Nunca passou da primeira fase.
Outros gaúchos e seus possíveis adversários
Juventude pode pegar: São Raimundo-RR, Vitória da Conquista-BA, Brasiliense-DF, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco-MT, Nova Iguaçu-RJ ou Cianorte-PR.
Caxias pode pegar: Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Inter, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba ou Vitória-BA.
Novo Hamburgo pode pegar: Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz-PE, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma ou Joinville.
Aimoré pode pegar: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro-PE, Rio Branco-AC, Confiança-SE, Remo-PA, CSA-AL ou Ituano-SP.