O Inter apresenta uma queda brusca de rendimento nas partidas em que Leandro Damião não está em campo. Somando os jogos da Série B em que a equipe colorada esteve sem o seu centroavante titular, o aproveitamento é de apenas 51,9%, inferior ao do Oeste, que é o 6º lugar, com 53,3%.
A chegada de Damião, em julho, foi um marco na recuperação colorada na competição. Antes do desembarque do camisa 22, o Inter sofria para ingressar no G-4. Depois, já com o atacante, a equipe deslanchou e assumiu a liderança, com uma boa margem sobre os demais concorrentes.
Nos 30 jogos disputados até agora na Série B, o Inter tem 17 vitórias, sete empates e seis derrotas. No geral, o aproveitamento colorado é de 64,4%, o que lhe dá a liderança do campeonato.
Desde que retornou ao Beira-Rio, Leandro Damião participou de 12 jogos. No total, com ele em campo foram dez vitórias e apenas duas derrotas, um aproveitamento de 83,3%.
O cenário muda quando são analisados os jogos colorados sem o centroavante. Somando as partidas anteriores à chegada do atleta e mais o empate por 0 a 0 com o Boa Esporte, na terça (17) quando Damião foi desfalque por dores musuclares, o aproveitamento colorado é semelhante ao do Juventude, que hoje é o 7º lugar da Série B, com 50%.
No total, sem Damião, foram 18 jogos, apenas sete vitórias, sete empates e quatro derrotas, totalizando um aproveitamento de 51,9%.
A expectativa é que o centroavante retorne no jogo deste sábado (21), contra o Criciúma, às 16h30min, no Estádio Heriberto Hulse.