Charles é o único nome diferente que deverá aparecer na escalação do Inter em relação às últimas quatro rodadas da Série B. Contra o Juventude, no sábado, o volante substituirá Rodrigo Dourado, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida, diante do Paysandu.
Na estrutura do time, nada mudará. Um volante entrará no lugar de outro e ocupará a frente da linha defensiva, no 4-1-4-1 que Guto Ferreira consolidou na equipe ao longo da Série B. Assim, o jogador de 21 anos será o principal responsável por desarticular as investidas do clube da Serra e por iniciar as jogadas ofensivas coloradas.
Para o técnico colorado, a troca não afetará a equipe:
– Eles têm uma agressividade legal. É um estilo de jogo parecido. Tenho certeza que a equipe trabalhará para não sentir falta de Dourado.
O camisa 13 concordou. Na quarta-feira, durante a partida da Primeira Liga, quando seu reserva teve uma atuação destacada diante do Atlético-MG, o titular afirmou:
– Charles é um menino com características muito parecidas com as minhas.
Mas há algumas diferenças nas características individuais de ambos. Uma delas é a força ofensiva. Enquanto Dourado é um volante mais fixo, com qualidade de desarme e passes curtos, Charles gosta de se aventurar mais no campo de ataque e arrematar mais a gol. Em 468 minutos de Série B, teve 13 finalizações. Dourado, por sua vez, concluiu só sete vezes, mesmo tendo atuado quatro vezes mais.
– Charles é um jogador com uma pegada forte, assim como o Rodrigo. O Dourado tem mais bagagem. O Charles tem um passe longo muito bom. Muda pouca coisa – completa Guto.
Leia também:
Leonardo Oliveira: a prova de que o Inter deu uma guinada em agosto
Com desconforto na coxa, D'Alessandro será reavaliado nesta segunda-feira
D'Alessandro sente desconforto, Damião faz dois e Juan é destaque em jogo-treino do Inter
Se ofensivamente Charles é mais destacado, na defesa Dourado é mais seguro. Proporcionalmente, o titular faz menos faltas do que o reserva e tem alto índice de efetividade nos desarmes limpos. Em mais de 1,6 mil minutos de Série B, Dourado roubou a bola dos adversários 76 vezes – é o líder do fundamento.
Ex-volante colorado e atual técnico do Cruzeiro-RS, Claiton enfrentou os dois no jogo-treino de sábado, já que Guto Ferreira deu um tempo para cada. Na opinião do treinador, a diferença entre eles é que Dourado está mais "pronto":
– Ele tem um entendimento tático perfeito do 4-1-4-1, sabe onde precisa se posicionar, tem muita noção de tempo de bola para ganhar as disputas no alto e recuperar a posse. Charles também tem qualidade indiscutível, tem potencial para ser um grande jogador. Mas hoje o Dourado está mais afirmado.
Nem Charles discorda.
– Sou um grande fã do Dourado, me espelho muito nele. Conversamos diariamente, ele está sempre me ajudando. Sei que ele é o titular, dono da posição. Temos uma briga sadia – disse o jovem.