A realidade da Série B bateu à porta do Inter. Desde a queda, imaginou-se clube e torcida cairiam na real sobre o pântano em que se meteram neste ano quando tivesse de jogar numa sexta-feira à noite, dia tradicional da Segunda Divisão. Mas o time de Guto Ferreira vai encarar a sexta-feira, a Série B e o Paysandu fortalecido, de frente, sem crise. A possibilidade real de assumir a liderança, que virá com a sexta vitória consecutiva faz do Beira-Rio o programa de sexta-feira à noite dos colorados. A previsão é de 35 mil pessoas, recorde do time na Série B. A balada fica para depois do Paysandu. Ou pode começar até mesmo durante o jogo.
Afinal, colorados, #sextou.
Leia mais:
Guto Ferreira volta a priorizar finalizações em treino do Inter
Guto testa uma nova alternativa no Inter para substituir D'Alessandro
Amanhã é dia de...
... lotar o Beira-Rio
Os colorados terão de abrir mão da balada na sexta-feira. Ou começá-la depois de bater ponto no Beira-Rio. Ao que tudo indica é exatamente o que vai acontecer. A projeção da direção é de que a torcida abraçará o time, mais uma vez, contra o Paysandu e baterá seu recorde na Série B, com as 35 mil pessoas contra o Goiás, no dia 1º de agosto.
– Trabalhamos com um público de 35 mil pessoas. A procura está excelente, fechamos 20 mil entre check-in e compra de ingressos (até o fim da tarde de ontem). Isso é um bom indício de casa cheia – projeta o vice de administração, Alessandro Barcellos.
A noite também será dos estreantes da Academia do Povo. Os associados nesta nova modalidade com valores populares já poderão usufruir do acesso ao Beira-Rio. Uma semana depois do lançamento, 500 colorados aderiram. Desses, 113 já sinalizaram que apoiarão o Inter no estádio. Muitos deles, conhecerão a casa remodelada amanhã. O clube também promove, em conjunto com a AACD, o jogo da acessibilidade. O Inter convidou 750 pessoas com deficiência para, com um acompanhante, assistir ao jogo. Haverá ações no entorno para conscientização da torcida e desfile dos convidados no gramado.
– É um marco importante para a nossa história. Esses torcedores voltarão ao Beira-Rio nesta sexta-feira – valorizou Barcellos.
... voltar à liderança
Uma vitória sobre o Paysandu colocará o Inter na liderança, o que só aconteceu na primeira rodada, com o fazer 3 a 0 no Londrina, no Estádio do Café. A 22ª rodada começou bem para os colorados. O América-MG, atual líder, ficou no 0 a 0 com o Criciúma e a apenas dois pontos de distância. O momento de ser ponteiro da competição é este, ensina Marcelo Cabo, campeão em 2016 pelo Atlético-GO.
– A liderança neste momento é muito importante para evitar, na reta final, aquele momento de ansiedade e dúvida sobre o acesso. Felizmente, no ano passado, conseguimos subir quatro rodadas antes do fim. Dá mais tranquilidade até para planejar melhor o 2018 – avisa Cabo
O técnico aponta que o returno é sempre mais duro, pelo fato de as equipes se reforçarem. Por isso, diz, é fundamental descolar dos demais nesta largada:
– As equipes se fortalecem mais no segundo turno. Por isso, a hora é agora.
Voltar à liderança, aliás, sinaliza mais do que o bom momento do Inter. Mostra a evolução do time, que há um mês era sexto, a seis pontos do líder, e amargava derrota para o Vila Nova-GO. Também permite fazer projeção para a volta. Segundo o matemático Tristão Garcia, o número mágico para o título é 73 pontos. Para garantir a volta, a conta é de 64 pontos. Ou seja, faltam 25, ou oito vitórias e um empate.
... repetir o time pela quarta vez
Se 2009 foi a vez em que o Inter usou três vezes o mesmo time em sequência, a busca pela quarto time foi ainda mais difícil. Guto Ferreira, se repetir a equipe contra o Paysandu, estará superando uma marca que já tem 13 anos. Foi com Lori Sandri de técnico, Clemer no gol e Oséas de centroavante que o Inter entrou em campo quatro vezes seguidas com os mesmos jogadores. A continuidade é valorizada no vestiário.
– É fundamental repetir a equipe, padrão de jogo. Se for possível uma quarta escalação com os mesmos jogadores, quem tem a ganhar somos nós. Mas, se precisar, quem entrar suprirá bem, assim como o pessoal do segundo tempo ajudará muito. Eles são capazes de decidir uma partida, mantêm o padrão – apostou o goleiro Danilo Fernandes.
Em 2004, Lori Sandri engatou sequência de impressionantes seis jogos com o mesmo time. Foram três partidas pelo Gauchão, duas pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileirão.
A escalação de 2004
Clemer; Bolívar, Alexandre Lopes, Edinho e Chiquinho; Marabá; Wellington, Cleiton Xavier e Elder Granja; Nilmar e Oséas. Técnico: Lori Sandri.
Jogos da sequência:
20/3 - Juventude 2x3 Inter (Gauchão)
24/3 – Prudentópolis 0x2 Inter (Copa do Brasil)
28/3 – Inter 1x2 Juventude (Gauchão)
4/4 – Inter 2x1 Grêmio (Gauchão)
13/4 – Inter 1x1 Vitória (Copa do Brasil)
21/4 – Figueirense 1x0 Inter (Brasileirão)
... chegar a sexta vitória consecutiva
Os embalos da sexta à noite também trazem a oportunidade do Inter chegar à sexta vitória seguida na Série B. A série até aqui triunfos contra Oeste, Goiás, Guarani, Londrina e ABC. Três desses em casa e dois fora. O último técnico a provar esse gostinho foi Abel Braga, em 2014. Na ocasião, foram nove vitórias consecutivas, por Gauchão, Brasileirão e Copa do Brasil, além do amistoso de reinauguração do Beira-Rio, com o Peñarol.
– Isso traz muita mais confiança. O único foco emocional no futebol é vitória. E isso só vem com confiança. O time volta a ter empatia da torcida. Tomara que seja quebrado o recorde, porque isso vai colocar o Inter na possibilidade real de voltar à Série A. Desejo a maior sorte do mundo para esse clube, que possa manter essa sequência positiva – disse Abel Braga, por telefone.
A série de Abel começou depois de um empate de 1 a 1 com o São José no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O fim dela se deu em um novo empate, desta vez contra o Botafogo em 2 a 2, no Maracanã. Nesses nove jogos, foram 24 gols feitos e apenas seis sofridos.
Aimoré 1x2 Inter (Gauchão)
Remo 1x6 Inter (Copa do Brasil)
Lajeadense 0x1 Inter (Gauchão)
Inter 3x1 Cruzeiro-RS (Gauchão)
Inter 3x0 Caxias (Gauchão)
Grêmio 1x2 Inter (Gauchão)
Inter 2x1 Peñarol (Amistoso)
Inter 4x1 Grêmio (Gauchão)
Inter 1x0 Vitória (Brasileirão)
* ZHESPORTES