Com a resposta positiva do CSKA sobre a ampliação do empréstimo de Vitinho, o Inter garantiu metade de seu ataque titular para a próxima temporada.
O problema que a direção de futebol tem de resolver até a virada do ano é quem será o companheiro do camisa 21 no time de Argel Fucks. Leandro Damião é o principal nome na mesa do presidente Vitorio Piffero. Mas, além de não estar sozinho no desejo de contar com o artilheiro em 2016, o Inter precisa se preocupar com a burocracia e a Justiça antes de anunciar o atacante.
Dez dias se passaram desde que Leandro Damião teve ganho de causa junto à Justiça para poder atuar em qualquer clube. Por atrasos salariais no tempo em que atuava no Santos, em 2014, ele entrou com ação no Tribunal Superior do Trabalho. O corregedor-geral deu ordem para que a rescisão com o time da Vila Belmiro fosse feita de imediato. Isso ocorreu, tanto que no Boletim Informativo Diário da CBF consta que o atleta de 26 anos está livre no mercado.
Contudo, há o receio por parte da direção de futebol do Inter e dos advogados do clube de que a liminar deferida seja suspensa a partir de algum recurso pedido pelo Santos. Como os paulistas e a Doyen Sports terão de se acertar quanto ao dinheiro investido em Damião para adquiri-lo do Inter (cerca de R$ 43 milhões), o clube gaúcho deseja um documento que o libere de qualquer ônus no futuro.
- O presidente do Santos já nos deu garantias que não vai se opor ao negócio, mas é preciso que tenhamos garantias de que não teremos de arcar com valores que não são nossos - disse o vice-presidente de futebol Carlos Pellegrini.
Para complicar, Leandro Damião desperta o interesse de dois rivais turcos: o Galatasaray e o Fenerbahce. O fato de Damião estar livre não impacta na conta de nenhum dos dois clubes para fechar a contabilidade dentro dos parâmetros exigidos pelo Fair Play Financeiro europeu. O centroavante do Cruzeiro na temporada 2015 nunca escondeu que deseja atuar na Europa. Damião e seu empresário, Vinícius Prates, aguardam a janela europeia para saber se as especulações e sondagens se tornarão realidade. Do Beira-Rio, o centroavante já acertou salário, bonificações e sabe que atuará por um ano.
- Até o dia 31, vamos decidir o futuro do Leandro. Sabemos do interesse do Inter, mas é uma decisão difícil de ser tomada. O Beira-Rio é a segunda casa do Leandro. Todos sabem disso - resumiu Prates.
Inter intensifica preparação de Andrigo, e jogador deve ser a grande aposta de 2016
Se o negócio do Inter com Leandro Damião está enrolado, com Vitinho houve um desfecho favorável aos gaúchos. O destaque colorado do segundo semestre renovará seu empréstimo por mais uma temporada. Os russos do CSKA aceitaram ampliar o vínculo na manhã de ontem. O Inter ainda não se pronunciou sobre os moldes do novo contrato de empréstimo. A minuta será assinada no início da próxima semana. Nos bastidores, há a informação de que o CSKA desejaria contar com parte dos direitos de Valdívia - que passou por uma cirurgia no joelho e tem retorno previsto somente para maio - em troca até mesmo de um percentual dos direitos de Vitinho.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES