Um dos trechos da história do Inter, a era do Estádio dos Eucaliptos, será reavivado nesta terça-feira, a partir das 10h, com a inauguração do Memorial Eucaliptos. Localizado entre as ruas Silvério, Barão do Guaíba e Barão de Cerro Largo, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, o espaço de 4.471m² fica exatamente onde era localizada a antiga casa colorada.
O local é uma praça com características de museu a céu aberto. Há painéis que contam, por meio de textos e fotos, parte do passado do Inter: o Rolo Compressor, os clássicos Gre-Nais e da Copa do Mundo de 1950, que teve dois jogos disputados nos Eucaliptos. Contudo, os destaques são as duas goleiras originais do velho estádio dispostas no local.
A praça foi erguida pelo grupo Melnick Even, que adquiriu a área do Inter em agosto de 2010. A construção do Memorial era uma das contrapartidas exigidas para a implantação de condomínios residenciais, que já estão concluídos.
D'Ale critica Primeira Liga e fala dos objetivos do Inter para 2016: "Todas as fichas no Brasileiro"
Aberto
Mesmo com a inauguração oficial prevista para esta terça, alguns moradores do bairro Menino Deus já frequentam a praça. Um deles, Cláudio Martins, 71 anos, já passeava pelo local com seu cachorro na segunda-feira. Gremista, ele foi ao antigo Estádio Eucaliptos apenas uma vez. "Fui a uma apresentação de aeromodelismo", lembra.
Já Bárbara Bazan, 37, irá morar no condomínio ao lado e foi conhecer os espaços destinados para as crianças brincarem. "É uma praça bonita", resumiu.
Inauguração oficial será nesta terça-feira
Inaugurado em 15 de março de 1931, o Estádio Ildo Meneghetti, popularmente conhecido como dos Eucaliptos, foi construído por necessidade. Antes disso, a equipe mandava seus jogos na Chácara dos Eucaliptos, campo que era alugado. O proprietário do local resolveu vender o terreno e obrigou o Inter a construir sua própria casa.
O primeiro jogo foi um Gre-Nal, vencido pelo Inter por 3 a 0, com três gols de Javel. Foram quase quarenta anos no Estádio. O último jogo, realizado em março de 1969, novamente com vitória colorada: 4 a 1 sobre o Rio Grande. Em seguida o clube procurava mais espaço e se transferiu para o Beira-Rio.
O Estádio também recebeu os dois únicos jogos em Porto Alegre da Copa do Mundo de 1950: Iugoslávia 4 a 1 México e Suíça 2 a 1 México.
Confira a galeria de fotos do Memorial Eucaliptos:
*ZHESPORTES