O Inter encaminhará nesta segunda-feira a defesa dos volantes Nilton e Wellington Martins ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube alegará que houve "doping involuntário" dos jogadores, que foram pegos no exame antidoping devido às substâncias hidroclorotiazida e clorotiazida - proibidas porque podem ser ingeridas para mascarar outros elementos dopantes. O clube alegará que os atletas não tiveram intenção de obter benefícios a partir do consumo de tais substâncias.
Na seleção olímpica, Valdívia deixa amistoso com os Estados Unidos com dores no joelho
A partir da manifestação dos advogados colorados, a Procuradoria do STJD terá 48 horas para analisar os autos e oferecer a denúncia. Seguindo o Código de Dopagem da Fifa e da CBF, o procurador Paulo Schmitt deverá pedir dois anos de suspensão aos atletas do Inter. A defesa argumentará pela absolvição dos volantes - tentando reduzir ao máximo a pena a ser imputada a Nilton e a Wellington. Já o clube dificilmente será denunciado pelo doping.
Alisson admite analisar propostas para 2016: "Vou pensar nas férias"
- Como ainda não recebi os processos para a denúncia, não posso me manifestar sobre o caso. Vamos aguardar e ver todos os procedimentos que serão adotados - disse Schmitt.
Essas duas substâncias flagradas na urina dos jogadores são diuréticas e utilizadas em tratamento para hipertensos. Porém, também costumam ser mal prescritas para pessoas que desejam perder peso rapidamente. O que teria ocorrido com os dois jogadores. A iniciativa teria partido de Nilton, que, ao falar sobre os resultados para o amigo Wellington, teria recomendado ao colega.
Planejamento: saiba quais são as oito resoluções do Inter para 2016
Devido à confecção da defesa, os dois atletas passaram a semana fora dos treinos (até porque foram suspensos preventivamente pela CBF, sem poder jogar mais o Campeonato Brasileiro) e à disposição do departamento jurídico do clube. O substituto de Nilton será definido entre Nico Freitas e Bertotto nos treinos desta semana.
Sem Dourado, Inter treina e não dá pistas de time que pega a Chapecoense
Em meio ao drama de dois de seus principais atletas, o técnico Argel Fucks elogiou o comportamento do elenco:
- É uma prova de fidelidade. Os jogadores sabiam o que acontecia e foram solidários aos atletas. Acreditamos na inocência deles. E conseguimos lidar muito bem com isso. Fizemos dois ou três jogos já sabendo da situação, e em momento algum deixamos de ser competitivos.
Luiz Zini Pires: argentinos oferecem centroavante ao Inter
Nilton e Wellington deverão comparecer ao julgamento, que ocorrerá na sede do STJD, no Rio de Janeiro, possivelmente ainda neste mês - a data deverá ser confirmada nesta semana. O futuro dos volantes colorados, porém, não deverá ser decidido em primeira instância. Clube e Procuradoria podem recorrer desse primeiro julgamento. A decisão então caberá ao Pleno do Tribunal, o que poderá ocorrer somente em janeiro.
* ZHESPORTES