O Tigres desembarca domingo à tarde em Porto Alegre. Vem em voo fretado direto de Monterrey para iniciar a decisão contra o Inter. O clube quer começar pela Libertadores o salto para ser o grande clube mexicano. Os planos são ambiciosos. A Sinergia Deportiva, braço esportivo da cimenteira Cemex, investiu pesado nesta janela de verão para fazer do Tigres o primeiro do país a vencer a Libertadores e, depois, ganhar a Concachampions, a Libertadores das Américas do Norte e Central.
Leia outras colunas
O técnico Ricardo Tuca Ferreti, um brasileiro radicado há quase 30 anos no México, está no cargo há cinco anos. É ele quem comanda no vestiário esse projeto de ascensão do clube. O presidente do clube, o engenheiro Alejandro Rodríguez Miechielsen, não poupou dinheiro da Cemex, uma das maiores cimenteiras do mundo. Só Jürgen Damm, o papa-léguas mexicano, custou R$ 30 milhões. Veja agora quem é quem no time que o Tigres deve iniciar o jogo em Porto Alegre.
QUEM É QUEM NO TIME MEXICANO
Nauhel Guzmán - Goleiro do Newell's na Libertadores 2013, foi semifinalista e caiu para o Atlético-MG, ao perder a decisão nos pênaltis. Estava na reserva da seleção argentina na Copa América. É o mais alto do time, 1m92cm
Israel Jiménez - É o lateral-direito, tem 25 anos e 1m74cm. Formando na base do Tigres, foi medalha de ouro com o México em Londres 2012, ao ganhar do Brasil na decisão.
Ayala - Esteve com a seleção mexicana doméstica na Copa América. Atuou como titular. Tem 28 anos e 1m83cm. Está desde 2010 no Tigres.
Juninho - É aquele de ótima passagem pelo Botafogo e curta e apagada trajetória no São Paulo. Passou o primeiro semestre sem atuar, devido à cirurgia no tendão de Aquiles. Tem alto conceito com o técnico Ricardo Ferreti. Voltou e ganhou a braçadeira de capitão. Tem 32 anos e 1m82cm.
José Francisco "Gringo" Torres - O apelido diz tudo. Americano nascido no Texas, tem 27 anos e 1m75cm. É volante, mas Tuca Ferreti o escalou como lateral-esquerdo, no lugar de Jorge Torres Nilo, que disputa a Copa Ouro com o México. Outro que vem de longa parada Passou seis meses fora por lesão nas costas.
Arévalo Ríos - Uruguaio, titular nas duas últimas Copas do Mundo e América. Teve passagem pelo Botafogo. Tem 33 anos e 1m70cm. Chegou ao Tigres no Apertura de 2014. Respeitado no clube por vir direto da seleção uruguaia e abrir mão das férias em 2014 e neste ano.
Guido Pizarro - É o volante que sai mais. Argentino, formado no Lanús, tem 25 anos e 1m86cm. É o mais alto entre os jogadores de linha. Está no Tigres desde o Apertura 2013. O clube entrou com pedido de dupla cidadania para ele. Assim, abriria vaga de estrangeiro para o nigeriano Uchê.
Jürge Damm - Estudo mexicano o apontou como segundo jogador mais rápido do mundo - atrás de Bale, do Real Madrid. Joga pela direita na linha de quatro do meio-campo. Foi a contratação mais cara do draft mexicano. O Tigres pagou mais de R$ 30 milhões para comprá-lo ao Pachuca. Tem 22 anos e 1m80cm.
Javier Aquino - Meia destro, joga aberto pela esquerda. Veio do Villarreal _ na última temporada jogou cedido ao Rayo Vallecano. Tem 25 anos e 1m68cm. Outro medalha de ouro em Londres 2012. Aquino ou Damm saem no segundo tempo para a entrada do argentino Damián Alvarez, 36 anos, um típico camisa 10.
Rafael Sobis - Esse dispensa apresentação para os colorados. Mas no Tigres está jogando à frente da linha de quatro do meio-campo, com liberdade de movimentação. Recua para receber a bola de frente e poder chutar de fora da área, sua especialidade, Chegou ao Tigres para o lugar do argentino Lucas Lobos, ídolo da torcida. Ninguém mais lembra de Lobos.
Gignac - Francês, contratação mais badalada do futebol mexicano nos últimos anos. Principalmente por deixar o Olympique, de Marselha, como vice-golerador do último Campeonato Francês, com 21 gols. Destro, tem 29 anos e 1m86cm. É quem joga mais avançado.
Leia outras notícias do Inter
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES