O Atlético-MG é o novo adversário do Inter na Libertadores. Com a vitória do São Paulo pelo placar de 2 a 0 sobre o Corinthians, o time de Diego Aguirre deixou de enfrentar o Guarani-PAR e passou a ter os mineiros como adversário. O Inter acabou a primeira fase do torneio com a terceira melhor colocação geral. Com isto, possivelmente no dia 6 de maio, as duas equipes se enfrentarão no jogo de ida, no Estádio Independência. A segunda partida do mata-mata deverá ser confirmada para 13 de maio, no Beira-Rio.
Assim como o Inter, o Atlético-MG está na final do Estadual. Após eliminar o Cruzeiro, na semifinal, o time de Levir Culpi disputará o título contra a Caldense - nos dias 26 de abril e 3 de maio, mesmas datas das finais do Campeonato Gaúcho.
Confira o diagrama das oitavas de final da Libertadores
San Lorenzo é surpreendido pelo Danubio e dá adeus à Libertadores
Atual campeão da Copa do Brasil, a classificação do Atlético-MG na Libertadores foi dramática. Após uma arrancada ruim no Grupo 1, derrotas para Colo Colo e Atlas (esta, em casa), os mineiros começaram a reagir ao bater o Independiente Santa Fe, em Bogotá, por 1 a 0. No returno, nova vitória sobre os colombianos. Quando tudo parecia se encaminhando para obter a vaga, o Atlético voltou a perder para o Atlas. A classificação ocorreu na noite de ontem, com a vitória por 2 a 0 sobre o Colo Colo, a diferença de gols necessária para avançar às oitavas.
Para a campanha na Libertadores, o Atlético se reforçou com o lateral Patric (que pertencia ao clube e estava emprestado ao Sport), com o atacante argentino Lucas Pratto (adquirido ao Vélez), o meia colombiano Cárdenas (contratado por empréstimo ao Nacional de Medellín) e o meia Danilo Pires (adquirido ao Santa Cruz-PE). Para as oitavas de final, o atacante Thiago Ribeiro, ex-Santos, será inscrito.
Cotação ZH: Valdívia, Sasha e Dourado são os destaques do Inter na vitória sobre o Strongest
São Paulo bate o Corinthians por 2 a 0 e avança às oitavas da Libertadores
Uma possível vantagem do Inter sobre o Atlético talvez seja o tempo de recuperação de seus atletas. Enquanto Aguirre poupa grande parte de seu elenco para jogar apenas a Libertadores, Levir Cupi utiliza quase o mesmo time no torneio continental e no Estadual. Além disto, perdeu diversos titulares nesta temporada devido a lesões.
O Atlético manda os seus jogos no Estádio Independência (também apelidado de Horto, nome do bairro onde se localiza o estádio do América-MG, que é alugado para o Atlético). Desde a Libertadores de 2013, o clube tenta disputar todas as partidas que pode no Independência (que tem capacidade para 23 mil torcedores), devido à pressão da torcida sobre os adversários. Nas últimas três edições da Libertadores, o Atlético soma 14 jogos no estádio, com 10 vitórias, três empates e uma derrota.
Inter vai às oitavas da Libertadores e Lisandro assina novo contrato
O vencedor de Inter e Atlético-MG enfrentará nas quartas de final quem passar de Estudiantes de La Plata e Independiente Santa Fe. Dono de melhor campanha, o Inter seguirá mandando o segundo jogo no Beira-Rio, caso se classifique.
Campanha na Libertadores 2015:
Colo Colo (CHI) 2x0 Atlético-MG
Atlético-MG 0x1 Atlas (MEX)
Santa Fe (COL) 0x1 Atlético-MG
Atlético-MG 2x0 Santa Fe
Atlas 1x0 Atlético-MG
Atlético-MG 2x0 Colo Colo
Os confrontos no Brasileirão de 2014
23/8
Atlético-MG 1x0 Inter
Gol: Diego Tardelli (A)
22/11
Inter 2x1 Atlético-MG
Gols: Rafael Moura e Fabrício (I); Dodô (A)
Na história do clássico
Inter - 30 vitórias
Atlético-MG - 18 vitórias
Empates - 19
Destaque
Lucas Pratto
O centroavante argentino foi a grande contratação do Atlético-MG para a temporada. E nos quatro primeiros meses do ano, praticamente pagou os R$ 13,5 milhões que o clube mineiro desembolsou para tirá-lo do Vélez. Com oito gols na temporada, foi o herói da classificação do time para a decisão do Estadual no clássico contra o Cruzeiro. Ontem, abriu o caminho para o 2 a 0 que garantiu a passagem para a segunda fase da Libertadores. Para se ter uma ideia de sua importância, quando esteve lesionado, o time perdeu os dois primeiros jogos
Folha salarial
Com as contratações recentes, o Atlético-MG gasta cerca de R$ 10 milhões em futebol.
A força do Horto
A casa é do América-MG, mas é o Atlético quem comemora as mais épicas vitórias. Desde a Libertadores de 2013, quando o time ainda treinado por Cuca se notabilizou por viradas históricas, até a Copa do Brasil do ano passado, já sob o comando de Levir Culpi. O estádio suporta pouco mais de 23 mil torcedores. E quase sempre fica com as arquibancadas lotadas.
Time-base
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete; Dátolo, Luan e Carlos; Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
Curiosidades
- Campeão da Libertadores em 2013, o Atlético-MG não chegou à decisão do Mundial de Clubes. Foi eliminado pelo Raja Casablanca ao perder por 3 a 1.
- Victor, Rafael Carioca e Dátolo já tiveram passagens pela dupla Gre-Nal. Os dois primeiros jogaram no Grêmio enquanto o meia argentino esteve no Inter. O grupo conta ainda com Jô, que atuou na equipe colorada.
- O time entrou na Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil de 2014, ao vencer o Cruzeiro na decisão.
- Levir Culpi assumiu o Atlético no ano passado, substituindo Paulo Autuori. O atual técnico do Galo teve uma curtíssima passagem pelo Inter, onde ficou pouco mais de duas semanas em 1990.
Um outro clássico
Atlético-MG cruza o caminho do Inter nas oitavas da Libertadores
Após dramática classificação contra o Colo Colo, mineiros foram confirmados como adversários dos colorados devido à vitória do São Paulo sobre o Corinthians por dois gols de diferença
GZH faz parte do The Trust Project