A Câmara de Vereadores de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira, o título de Cidadão de Porto Alegre a Fernandão. A homenagem in memoriam, realizada em sessão solene, teve início por volta das 19h20min, e contou com as presenças da viúva do ídolo colorado, Fernanda Bizzotto da Costa, dos dois filhos do casal, Enzo e Eloá, os ex-presidentes do Inter Fernando Carvalho e Giovanni Luigi, entre outros. Cerca de 50 colorados também estiveram presente na cerimônia de pouco mais de uma hora.
- Escolhi esta terça, porque antecede o 18 de março, data que Fernandão faria 37 anos - disse o vereador Nereu D'Avila (PDT), autor do projeto de lei, aprovado pela Câmara em fevereiro.
- Faz 37 anos amanhã. Ele está aqui - completou em voz baixa, uma torcedora colorada muito emocionada, que acompanhava a cerimônia.
Churrasqueiro de mão cheia e superpai: Fernandão por seus filhos Enzo e Eloá
Em seu discurso, Nereu explicou os motivos que o levou a homenagear o ex-camisa 9 como Cidadão de Porto Alegre, relembrou momentos de Fernandão jogador e exaltou figura líder dentro e fora do campo que Fernandão era.
- A homenagem não é mais minha. Passou a ser da cidade. Quando li no Donna (de Zero Hora) que a Fernanda traria os restos mortais para Porto Alegre, não tive dúvida. O Fernandão é nosso, passou a ser uma figura da cidade de Porto Alegre. Cabia a cidade de Porto Alegre reconhecer o nosso querido Fernandão institucionalmente - disse Nereu D'Avila, finalizando com versos da música Tocando em Frente, do Almir Sater.
Fotos: MARCELO OLIVEIRA
O ex-presidente do Inter Fernando Carvalho também prestou sua homenagem na cerimônia. Confidenciou bastidores de 2006 e da relação que tinham e relembrou a chegada do atleta ao Beira-Rio, que iniciou sua história no Inter marcando o gol mil em Gre-Nais.
- Pra mim é difícil me manifestar sobre o Fernandão. Prefiro relembrar coisas boas. Fazia gols em Gre-Nais que não acabava mais. Se tornou líder, ídolo. Era através dele que nós conseguíamos influir na escalação, em 2006. Pela autoridade e seu conhecimento, ele sugeria ao treinador. Nós combinávamos a equipe ideal, com volantes que marcavam. Fernandão deixou a vida para entrar na história. Serei sempre devedor ao Fernandão. E nenhuma homenagem que seja feita resgatará tudo o que ele fez por nós - disse Carvalho.
Viúva de Fernandão fala do recomeço em Porto Alegre
A viúva de Fernandão, Fernanda, foi a última a falar. Muito emocionada, foi breve com as palavras e não conteve as lágrimas:
- Fernando sempre se sentiu adotado por Porto Alegre. E isso aconteceu oficialmente. Fico feliz que o Fernando escreveu a sua história, que levou o nome de Porto Alegre aos olhos do mundo - agradeceu a mãe de Enzo e Eloá, que, entre lágrimas, ainda concluiu: - Uns morrem muito tarde, uns morrem cedo. Quem cumpre a sua missão, morre vitorioso.
Gêmeos Enzo e Eloá acompanharam a cerimônia
É a segunda homenagem póstuma oficial a Fernandão: em dezembro, o Inter estreou a estátua do capitão do título mundial no Beira-Rio.
Fernandão morreu em 7 de junho do ano passado, em Goiás, em um acidente de helicóptero.
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHEsportes