Uma conversa entre Abel Braga e Jorge Baidek, agente que intermediou a vinda de Diego Forlán para o Beira-Rio, ocorreu há cerca de 30 dias, em Portugal. Em meio ao diálogo sobre vinhos, turismo europeu e muitas risadas, veio à pauta o retorno do treinador ao Beira-Rio para a temporada 2014 e o aproveitamento de Diego Forlán na equipe. Aproveitamento entre os titulares, bem se diga.
Baidek ouviu de Abel que Diego Forlán tem prestígio elevado em sua planilha tática. Deseja contar com o jogador após ser anunciado técnico do Inter no próximo dia 9 de dezembro. O ex-gremista disse para Abel que esperaria a apresentação dele no clube para, então, conversar com Giovanni Luigi sobre o futuro do uruguaio no Beira-Rio.
Diego Forlán tem contrato com o Inter até julho de 2015. Nos corredores do Beira-Rio, há o consenso que poderia render mais com a camisa vermelha. Houve problema de adaptação com o futebol brasileiro no segundo semestre de 2012. O início de ano empolgou com a artilharia e as boas atuações no Gauchão. Porém, após a Copa das Confederações, Diego Forlán passou a atuar abaixo do esperado.
Ainda assim, o mercado parece lembrar de Forlán como o melhor jogador da Copa de 2010. O West Ham estaria disposto a levá-lo de volta à Inglaterra na janela de transferências de janeiro. Isso segundo o jornal Daily Mirror. Na temporada, Toronto FC e um time do México especularam a contratação de Forlán.
A informação que vem do Beira-Rio é que Giovanni Luigi estaria disposto a se desfazer do atacante e, assim, abrir uma vaga de estrangeiro no clube - enxugada com a saída de Dátolo e a iminente saída de Bolatti.
Baidek está na China. Retorna dias antes da apresentação de Abel.