Com um gol de Leandro Damião aos 15 minutos da etapa inicial, o Inter venceu o Canoas na tarde deste domingo, no Beira-Rio, e manteve a liderança do Grupo 1 da Taça Farroupilha com 16 pontos. Além disso, devido à vitória, a equipe comandada por Dorival Júnior figura no primeiro lugar geral deste segundo turno. Agora, o foco é o Santos, quarta, também no Beira-Rio, pela Libertadores da América.
Crianças entram em campo com o Inter no Beira-Rio diante do Canoas
Primeiro tempo
Foi um primeiro tempo de um time só. O Inter foi para cima e atacou um Canoas acuado, que entrou em campo nitidamente para se defender. Com movimentação dos meias Jajá e João Paulo, e com as chegadas constantes de Tinga ao ataque, os laterais Fabrício e Nei foram diversas vezes à linha de fundo, abastecendo tanto a Dagoberto quanto a Damião.
Logo nos cinco primeiros minutos, a tônica da partida ficou evidenciada com a marcação colorada na saída de bola do Canoas. Aos 13, Nei tocou para Tinga, que cruzou para João Paulo. Já na entrada da pequena área, o meia escorou para Damião, mas a zaga cortou. Um minuto depois, Nei avançou pela direita e tentou o cruzamento direto. O goleiro Vaná espalmou para o meio da área, mas nem Tinga, nem Damião conseguiram complementar.
No minuto seguinte, aos 15, o Inter abriu o placar. Após boa troca de passes na intermediária, Tinga foi lançado já dentro da área. A bola sobrou para Damião, que chutou forte, em cima da zaga. No rebote, o centroavante arrematou mais uma vez de maneira forte, de perna direita, para fazer um a zero. Com o gol, Damião encosta em Juba, artilheiro do Gauchão que tem nove.
Depois do gol, o Canoas saiu um pouco mais para o jogo, mas sem efetividade. As chances vieram em cobranças de falta da intermediária, em jogadas aéreas. A melhor oportunidade foi produzida por Diogo Rincón, que tocou para Moisés. Ele girou e tentou a bicicleta. Muriel espalmou para escanteio.
Aos 30 minutos, o goleiro Vaná protagonizou dois milagres no Beira-Rio: a jogada rápida do Inter começou com Nei pela direita. Ele foi à linha de fundo e cruzou. Damião desviou e Vaná espalmou para o meio da área. Dagoberto entrou em velocidade para marcar de cabeça mas o goleiro defendeu novamente.
Ainda no primeiro tempo, o Inter fez outra boa jogada aos 34 minutos. Damião recebeu belo passe de Dagoberto depois de Jajá recuperar a posse no meio. O chute saiu por cima. Nos últimos lances, a jogada de Dagoberto e Fabrício terminou em um escanteio que, cobrado, encontrou Damião na área. Ele girou e fez um golaço de bicicleta, anulado pelo árbitro Francisco Silva Neto porque o centroavante dominou a bola com a mão. Antes, aos 45 minutos, o centroavante havia sofrido carga dentro da área, por trás, o que seria pênalti. Neto não marcou.
Segundo tempo
A etapa complementar serviu para Dorival Júnior seguir colocando em prática o que deseja ver na próxima quarta. O time, porém, colocou o pé no freio, ainda que logo a dois minutos o goleiro Vaná tenha tentado driblar Damião na frente da área. O centroavante recuperou a bola mas não conseguiu chutar. Dagoberto e João Paulo também não obtiveram êxito no chute. E o jogo seguiu 1 a 0, com Sandro Silva no lugar de Tinga, que sentiu um pouco a falta de ritmo.
O Canoas continuou atuando de maneira semelhante: pouco arriscou subidas ao ataque e focou nos contra-ataques e nas bolas paradas. Sem sucesso. Em praticamente todas as oportunidades, Índio e Moledo mostraram segurança, com o auxílio de Damião, destinado a defender nos cruzamentos adversários.
Nei foi um dos destaques, puxando as arracandas pela ponta direita e arriscando alguns cruzamentos, mesmo que sem precisão. Se movimentou, marcou com eficiência e parece estar pronto para quarta-feira, recuperado da lesão no joelho direito. Do campo, ele viu Gilberto e Marcos Aurélio entrarem nos lugares de Jajá e João Paulo, respectivamente, aos 15 minutos.
Aos 17, Gilberto dominou a bola na intermediária e chutou. A bola pegou em Damião - já dentro da área, impedido - e sobrou para ele, Damião, girar e marcar um bonito gol, de perna esquerda, no canto esquerdo de Vaná. Francisco Silva Neto anulou corretamente.
Com posse de bola e sem ser ameaçado, o Inter trocava passes no campo de ataque e buscava uma brecha na defesa do Canoas. Chegou perto do gol duas vezes aos 33 minutos. Primeiro com Dagoberto, que driblou dois marcadores e chutou - longe do gol. Na sequência, Marcos Aurélio cruzou para Gilberto, que, de cabeça, tentou desviar de Vaná. O goleiro, no chão, fez boa defesa.
Aos 46 minutos, Damião mostrou fôlego ao arrancar pela meia direita, entrar na área e, sozinho, chutar para fora. O que seria um gol típico do centroavante se transformou em uma jogada que ele não costuma errar. Aos 48, o árbitro encerrou a partida. A partir de agora, a cabeça dos jogadores, comissão técnica e torcedores retorna para a Libertadores. Quarta, tem decisão no Beira-Rio. Às 22h, contra o Santos.
FICHA TÉCNICA
INTER: Muriel; Nei, Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Tinga (Sandro Silva), João Paulo (Gilberto) e Jajá (Marcos Aurélio); Dagoberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
CANOAS: Vaná; Rondinelle, Renato, Carvalho e Tiago Silva; Ricardo (Dudé), Moisés, Davi (Diogo) e Jé; Diogo Rincón (Maxwell) e Miro Bahia. Técnico: Rogério Zimmermann.
GOL: Leandro Damião (Inter, 15min/1ºT)
Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Maurício Coelho Penna e José Inácio Souza.
Cartões amarelos: Moisés, Miro Bahia (Canoas); Índio (Inter)
Público: 7.124 pessoas.
Renda: R$ 90.205,00
Placar magro
Com gol de Damião, Inter vence o Canoas e assume a melhor campanha no returno
Vitória deixa o Inter com 16 pontos, na ponta do Grupo 1 da Taça Farroupilha do Gauchão 2012
GZH faz parte do The Trust Project