Pode uma única contratação despertar tanta ambição e sede de títulos em uma torcida após uma temporada em que o clube venceu uma Recopa e o Gauchão? No caso dos colorados, sim, pode. Tudo bem que Dagoberto, maior - e único - reforço do Inter para 2012 ainda está por chegar, mas isso de pouco importa para os torcedores no Beira-Rio.
O que interessa é: a partir das 16h desta quarta-feira o time comandado por Dorival Jr. inicia o ano em busca pelo tricampeonato da Libertadores, o bicampeonato gaúcho e, talvez, acabar com uma história de 32 anos sem título do Brasileirão.
A verdade é que com a manutenção de boa parte do grupo principal e a utilização de garotos das categorias de base como Delatorre e Lucas Roggia, o Inter partiu para contratações pontuais para seu elenco. Trouxe Dagoberto e agora o paulista se junta a D'Alessandro, Oscar e Leandro Damião para formar um "quarteto fantástico" para as competições da temporada.
Até o momento, sete jogadores deixaram o clube: Lauro (Ponte Preta), Andrezinho (Botafogo), Sorondo (Grêmio), Rodrigo (Dynamo de Kiev/Ucr), Alex (Fluminense), Siloé (Náutico), Ricardo Goulart (Goiás) - Juan e Bolívar também podem sair.
PRÉ-TEMPORADA
Já na sexta-feira, o Inter parte para Gramado, na Serra, onde realizará a pré-temporada até o dia 20. O primeiro jogo oficial da temporada será no dia 18, contra o Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, pela primeira rodada do Gauchão. Antes da estreia na pré-Libertadores, dia 25, diante do Once Caldas, no Beira-Rio, o Inter disputará mais uma partida pelo estadual, contra Avenida, dia 22, em Santa Cruz do Sul.
Confira abaixo a projeção de equipe que deve entrar em campo no dia 18, contra o Novo Hamburgo, na primeira partida oficial do Inter para a temporada:
DEFESA: a incógnita do início do ano
CRÉDITO: Arte zhEsportes
É do próprio diretor técnico, Fernandão, a classificação de que o Inter necessita de mais um zagueiro e um lateral para completar o grupo de 2012. Com as prováveis saídas de Juan (para o futebol europeu) e Bolívar (para o Flamengo), é o setor que deve ter mais mudanças ainda no início do ano. A direção colorada tenta a contratação de Naldo, do Werder Bremen, da Alemanha. O alto valor da negociação, cerca de R$ 16,9 milhões, porém, dificulta a sua vinda. Nas laterais, Nei e Kleber seguem como titulares. A mudança deve estar no companheiro de Rodrigo Moledo.
MEIO-CAMPO: criação e experiência
CRÉDITO: Arte zhEsportes
A experiência de Guiñazu, Tinga e D'Alessandro se juntam à vitalidade e à jovialidade de Oscar. Nos últimos jogos de 2011, Dorival Jr. conseguiu solidificar o setor, mantendo El Cholo como um homem mais fixo para liberar Tinga ao ataque. D'Ale e Oscar são os responsáveis pela criação colorada.
ATAQUE: dupla de ouro
CRÉDITO: Arte zhEsportes
Dagoberto era sonho antigo do clube. Com ele, Leandro Damião terá um companheiro ideal no ataque, algo que faltou no segundo semestre de 2011, já que Zé Roberto tardou para se recuperar de uma cirurgia de correção de uma hérnia inguinal e Jô e Gilberto, improvisados na função, pouco fizeram.