O Dificultômetro ZH indica que o Grêmio terá um dos caminhos menos complicados na reta final de Brasileirão em relação aos adversários da parte de baixo da tabela ou por uma vaga na Copa Sul-Americana.
O índice leva em conta a soma da pontuação dos adversários de cada uma das equipes nas rodadas finais.
Juntas, as campanhas dos rivais do Tricolor somam 373 pontos, uma média aproximada de 37 pontos por time. É como se a equipe de Renato Portaluppi tivesse o Criciúma, 12º colocado, como um grau médio de dificuldade nas próximas partidas.
No calendário de jogos, os adversários estão, em maioria, na parte de baixo da tabela. Há duelos diretos com Fluminense, Juventude, Vitória e Corinthians. O mais difícil será contra o Palmeiras, vice-líder, na 33ª rodada. Serão três partidas na Arena e quatro longe de casa.
Quem tem o cenário mais complicado é Atlético-MG. Afinal, seus oponentes somam 337 pontos. Embora possa chegar na próxima Libertadores se vencer a competição continental ou a Copa do Brasil, o Galo é apenas o 10º no Brasileirão e ainda terá Botafogo, Flamengo e São Paulo pela frente.
Contra o rebaixamento, o rival gremista com um calendário de maiores dificuldades é o Vitória, que enfrentará Botafogo, Fortaleza e Flamengo.
Dificultômetro ZH*
- 1º Atlético-MG - 337 pontos
- 2º Vitória - 320 pontos
- 3º Fluminense - 307 pontos
- 4º Athletico-PR - 306 pontos (8 jogos)
- 5º Corinthians - 304 pontos
- 5º Juventude - 304 pontos
- 7º Vasco - 299 pontos
- 8º Grêmio - 296 pontos
- 9º Cruzeiro - 294 pontos
- 10º Criciúma - 292 pontos
- 11º Bragantino - 268 pontos
*Leva em conta a soma da pontuação dos adversários de cada um dos clubes nas sete rodadas finais
32ª rodada - 1°/11
Fluminense x Grêmio
Assim como o Grêmio, escapar ou se distanciar da zona do rebaixamento é a meta do Fluminense desde o início do Campeonato Brasileiro, ainda quando estava sob o comando de Fernando Diniz. O time carioca já entrou e saiu duas vezes do Z-4 na competição, estando distante desde a 29º rodada.
33ª rodada (8/11)
Palmeiras x Grêmio
Atual bicampeão, o Palmeiras é o adversário com melhor colocação que o Grêmio terá no calendário. O time do técnico Abel Ferreira está na caça ao líder Botafogo e tem a segunda melhor campanha em casa na competição, com 35 pontos em 16 jogos.
34ª rodada - 20/11 (data base)
Grêmio x Juventude
O duelo gaúcho é mais um direto contra o Z-4 para o Tricolor. O time da Serra ocupa a 18ª colocação e tem a pior campanha como visitante do Brasileirão, com apenas oito pontos.
35ª rodada - 24/11 (data base)
Cruzeiro x Grêmio
Se acumular uma boa pontuação até a 35ª rodada, o jogo contra o Cruzeiro pode ser determinante por uma vaga na Sul-Americana (ou até o sonho da Libertadores).
Mesmo fora de casa, as chances do Tricolor crescem por ser a partida posterior a decisão da Sul-Americana para a Raposa, que pode estar de ressaca pelo título ou triste com o vice.
36ª rodada - 1/12 (data base)
Grêmio x São Paulo
O jogo tende a ser depois das decisões da Libertadores e Sul-Americana. Portanto, o São Paulo saberá em qual condição estará para ter vaga direta ou na preliminar da principal competição continental na próxima temporada. Na Arena, o Grêmio venceu o São Paulo em sete dos últimos oito jogos.
37ª rodada - 4/12 (data base)
Vitória x Grêmio
Com 23 pontos em 16 partidas, o Vitória é um dos piores mandantes do Brasileirão. Deve chegar ainda brigando contra o rebaixamento, com torcida mobilizada para lotar o Barradão. Por lá, o Grêmio não perde desde 2014.
38ª rodada - 8/12 (data base)
Grêmio x Corinthians
Despedida de Geromel e jogo de alto risco de rebaixamento para o Corinthians. Como visitante, o time paulista acumulou apenas nove pontos na competição, que conciliou por muito tempo com Copa do Brasil e Sul-Americana. Se obtiver a pontuação necessária nas rodadas anteriores, o último jogo pode ter um caráter apenas protocolar para o Grêmio.