O ponto trazido na bagagem do Rio de Janeiro foi comemorado no Grêmio. O empate em 2 a 2 com o Fluminense na noite de sexta-feira (1º) no Maracanã não melhorou muito a situação do Tricolor na tabela, mas o mais importante é que não piorou. Além de segurar um adversário direto, a distância para o Z-4 também aumentou minimante antes do complemento dos demais jogos da 32ª rodada do Brasileirão.
Em uma tensa entrevista coletiva, Renato Portaluppi defendeu a ideia de que o momento é de priorizar o resultado. Mesmo que seja necessário sacrificar um melhor rendimento do time para alcançar este objetivo.
— Já falei pra vocês que o Grêmio não tem que jogar bonito nesse resto de Brasileirão. Precisamos de pontos. Prefiro isso a jogar bem. Vocês querem cobrar, mas então falem dos problemas que aconteceram neste ano. Vocês querem ver um bom futebol, então falem com o presidente do Grêmio para ele fazer um time de R$ 1 bilhão — disparou.
O técnico também reforçou que irá seguir com a ideia de adaptar toda a estratégia do Grêmio ao adversário e ao local da partida. Para a partida contra o Fluminense, o plano era dar espaço para o adversário e usar Soteldo e Aravena em lances de contra-ataque.
— Tenho mudado os esquemas dependendo do adversário, de onde é o jogo. Arrumei um novo sistema para jogarmos. Não foi perfeito, mas fomos bem. É um adversário que precisava da vitória também. Era importante termos um bom resultado. Não demos espaços, fizemos o gol e aí levamos o empate. Sofremos um gol de cabeça. E depois foi a coragem do treinador e dos jogadores. Foi a atitude de colocar a equipe para frente. Buscamos e lutamos. Conseguimos levar para Porto Alegre um ponto importante pela situação que enfrentamos — analisou Renato.
Uma das questões que surgiu horas antes da partida de sexta foi a questão de Kannemann. Segundo informações apuradas por ZH, o argentino voltou a relatar dores no quadril. Uma lesão parecida com a que afetou o jogador em 2021, mas agora o problema relatado seria no lado direito.
Renato não confirmou a nova lesão de Kannemann e afirmou que o zagueiro será reavaliado quando a delegação retornar a Porto Alegre.
— O Kannemann ficou fora da viagem por causa de uma virose. Se está com problema no quadril, não é comigo. Vamos aguardar o retorno da viagem para ver o que ele tem. Vi ele treinando antes de sairmos para a viagem. Vamos reavaliar para ver se ele tem ou não o problema — disse.
O Grêmio se reapresenta neste sábado (2) e terá uma atividade no CT Luiz Carvalho. Os jogadores e a comissão técnica terão o domingo de folga.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.