O Grêmio projeta um passo à frente para seu próximo compromisso na Arena. Depois da capacidade de público limitada a apenas 12,7 mil torcedores no dia 1º, na derrota para o Atlético-MG, a previsão é de que o jogo do dia 22 de setembro, contra o Flamengo, receba um número maior de gremistas no estádio. Uma reunião na próxima quinta-feira (16) definirá quantas pessoas a mais será possível receber com segurança no estádio.
Nesta quinta-feira (5), ocorreu uma reunião entre representantes do Grêmio e da Arena Porto-Alegrense em que foram traçados os próximos passos dos trabalhos de recuperação. A carga de público para o confronto contra o Rubro-Negro depende do avanço da recuperação de alguns dos sistemas utilizados durante as partidas.
O mais crítico é o abastecimento de energia elétrica no prédio. Ainda será necessário o uso de geradores para garantir a operação durante o jogo. Outros pontos de preocupação são as retomadas do sistema de câmeras de monitoramento, da rede de dados e o controle de acesso, além dos elevadores e da iluminação.
Para receber público no padrão estipulado pela gestão do estádio, será necessário superar essas dificuldades técnicas. O trabalho de recuperação de equipamentos segue avançando, mas ainda sem estimativa mais concreta de finalização.
— Talvez, até durante o mês de outubro, a gente já consiga realizar jogos aqui com a Arena com a sua capacidade máxima. Procuramos começar com uma ocupação um pouco mais reduzida porque essa primeira operação é um balizador para as demais. Nos cercamos de toda a segurança para não termos que dar passos para trás, apenas passos para frente — comentou Paulo Rossi, diretor de operações da Arena Porto-Alegrense em entrevista para Zero Hora na semana passada.
Refletores
Para receber o jogo contra o Flamengo no horário programado — a partida está marcada para iniciar às 18h30min — será preciso utilizar o sistema de iluminação da Arena. A instalação dos novos refletores está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (9). As novas peças, que utilizam a tecnologia de Diodo Emissor de Luz (LED), oferecem um índice ainda mais alto do que o anterior de iluminação. Além da instalação, o posicionamento correto de cada refletor também precisará de algum tempo para ajuste. Mas existe otimismo de que os trabalhos estarão finalizados antes do dia 22.
Uma das avaliações positivas em relação ao jogo com o Galo foi o gramado. O campo apresentou condições adequadas, e a expectativa é de que esteja melhor contra o Flamengo. O mais importante para a evolução é o tempo sem nenhum tipo de evento que danifique o piso. Pelos relatos colhidos pela direção, o gramado estava melhor do que o da Arena Condá, o Estádio Couto Pereira e o Centenário.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.