Depois da parada da data Fifa, o Grêmio voltará a campo neste domingo (15), às 16h, para encarar o Bragantino fora de casa. Assim como o Tricolor, o time paulista também faz uma campanha decepcionante no Brasileirão. O técnico Pedro Caixinha precisa lidar com a perda de seu principal jogador e ainda terá desfalques para o confronto em Bragança Paulista.
No começo desta semana, o Bragantino acertou a venda do atacante Helinho para o Toluca. O jogador já viajou para o México e não enfrentará o Grêmio. Além dele, Caixinha não contará com o ex-gremista Lincoln, suspenso. O lateral-esquerdo Juninho Capixaba e o lateral-direito Nathan Mendes estão no departamento médico, assim como o goleiro Lucão.
O lateral-esquerdo Luan Cândido e o meia Eric Ramires estão em fase final de recuperação e também devem ficar fora. O clube tem três novos contratados, o zagueiro Sergio Palacios, o atacante Arthur Sousa e o meia João Neto. A tendência é de que nenhum deles comece o jogo.
Pedro Caixinha ensaiou duas formações em jogo-treino contra o time sub-23 durante a semana. A primeira contou com um sistema com três zagueiros e a outra com apenas dois. A troca de esquema pode ser feita mesmo sem mudanças de jogadores já que o volante Jadson pode atuar como terceiro zagueiro.
Eliminado das Copas do Brasil e Sul-Americana, o Bragantino faz uma campanha abaixo das expectativas no Brasileirão. A equipe ocupa o 11º lugar, com 30 pontos, apenas cinco acima da zona de rebaixamento. O repórter do Correio de Atibaia Rodrigo Seixas, que cobre o Bragantino, aponta a parte defensiva como um ponto fraco do time paulista na temporada.
— Um motivo que ajuda a explicar bem é a saída do Léo Ortiz. O time perdeu em segurança defensiva, toma gols bobos com erros individuais muito claros e também caiu na produção ofensiva porque a saída de bola piorou. O Douglas Mendes, o zagueiro que tem jogado, é ruim na saída. Fora isso, o Bragantino também teve lesões importantes, como do Capixaba e algumas do ataque. Agora perdeu mais um jogador importante, o Helinho. Ele era o melhor jogador da temporada, líder de gols e assistências na temporada — destaca Seixas.
O provável time do Bragantino para enfrentar o Grêmio tem: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Guilherme; Jadsom, Gustavinho e Jhon Jhon; Mosquera, Vitinho e Eduardo Sasha.
Bragantino na temporada
- 11º colocado no Brasileirão, com 30 pontos
- Copa do Brasil: eliminado nas oitavas de final
- Libertadores: eliminado na fase preliminar
- Sul-Americana: eliminado nas oitavas de final
- Paulistão: eliminado na semifinal