O meia Franco Cristaldo está liberado para estrear com a camisa do Grêmio. O argentino teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, nesta segunda (23), e já terá condições de atuar contra o Brasil-Pel, na quarta (25), pela segunda rodada do Gauchão.
Contratado no final do ano passado, o meia argentino era o único dos 10 reforços anunciados que não tinha condições legais de atuar. Ocorre que o Huracán-ARG, seu antigo clube, estava com a conta bloqueada na Associação de Futebol da Argentina (AFA) por conta de uma dívida não paga e, por isso, não conseguia enviar a documentação necessária ao Tricolor.
Por conta do impasse, Cristaldo ficou fora das vitórias sobre o São Luis, pela Recopa Gaúcha e sobre o Caxias, na primeira rodada do Gauchão. Mas nesta segunda (23) dois movimentos possibilitaram que a situação do jogador fosse regularizada. O jurídico do Grêmio acionou a AFA para agilizar o processo, e, ao mesmo tempo, o Huracán quitou seu débito.
Desta forma, o clube argentino foi autorizado a enviar os documentos relativos a Cristaldo e, com isso, a AFA enviou à CBF o Certificado Internacional de Transferência, documento que autoriza o jogador a atuar no futebol brasileiro.
Em condições legais, Cristaldo tem fortes possibilidades de iniciar como titular contra o Brasil-Pel. Caso contrário, no mínimo, o argentino será atração na equipe de Renato Portaluppi a partir do intervalo.