A despedida do Grêmio das viagens pela Série B terminou como boa parte das participações da equipe como visitante na competição. Sem apresentar bom futebol, com a justificativa da utilização de um time alternativo, o Tricolor abriu 2 a 0 no primeiro tempo e cedeu o empate para o Tombense no segundo tempo.
O resultado evitou o rebaixamento dos mineiros à Série C, mas teve pouco impacto para os gaúchos na tabela. A equipe chegou aos 62 pontos, segue em segundo lugar, e terminou a 37ª rodada com três pontos de vantagem para Bahia e Vasco. O mais importante na partida em Muriaé foi a série de observações feitas por Renato Portaluppi.
Como esperado, Renato promoveu uma série de alterações em relação ao jogo contra o Náutico. Gabriel Grando foi confirmado como o goleiro titular, com Leonardo Gomes, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa na linha de defensores. Bitello foi preservado e Thiago Santos formou a dupla de volantes com Villasanti. Émerson começou na vaga de Campaz, que sofreu lesão muscular no aquecimento. Lucas Leiva e Gabriel Silva formaram a linha de meias para abastecer Elkeson.
— Não sei se estarei aqui ou não no ano que vem. É importante que os jogadores desempenhem seus jogadores para que o próximo presidente e técnico possam avaliar se esse jogadores podem seguir ou não no grupo. É a chance deles. Como aconteceu contra o Tombense, será também contra o Brusque — disse Renato Portaluppi, em sua entrevista coletiva.
O centroavante foi o nome dos minutos iniciais da partida. Elkeson sofreu dois pênaltis em menos de 20 minutos de jogo. Ele converteu o primeiro, e deu a bola para que Gabriel Silva marcasse o segundo gol da equipe. Após o jogo, no entanto, o chinês lamentou as dores musculares que o fizeram pedir para sair no final da primeira etapa. Ele indicou que não deve permanecer para a próxima temporada
— Tudo indica que será meu último jogo. Nossa missão era subir e conseguimos o objetivo. Fiquei triste por ter sentido em um lance bobo. Queria ter jogado o tempo todo. Esperei o ano todo por essa oportunidade, mas sigo esperançoso de jogar na Arena e me despedir deste clube com um gol. Quero entrar em campo com meu filho, que se apaixonou pelo clube — disse.
Do lado negativo das avaliações, Gabriel Grando decepcionou. Convocado por Tite para a Seleção Brasileira no ano passado, o goleiro perdeu a posição para Brenno nesta temporada e o jogo de Muriaé mostrou a razão. Inseguro, o camisa 12 falhou feio em lance desperdiçado de forma bisonha por Roger Carvalho no segundo tempo. Mas também mostrou insegurança nos dois gols sofridos.
Nicolas é outro que perdeu espaço desde o retorno de Renato. Mesmo como reserva de Diogo Barbosa, o lateral sinalizou desejo de permanecer. O jogador está emprestado pelo Athletico-PR até o fim de novembro.
— Sei que o clube terá mudança de direção. Estou muito feliz e gostaria de ficar. O Athletico-PR sinalizou que não irá me utilizar ano que vem. Então, talvez seja a situação de sair de lá e arranjar um contrato com outro clube em definitivo — disse.
O Grêmio se reapresenta nesta terça-feira no CT Luiz Carvalho. A primeira mudança certa do time para o jogo desta quinta contra o Brusque será no gol. Adriel terá a oportunidade.