O Grêmio está com seu destino na Série B nas mãos. Após 58 minutos de aflição, os resultados paralelos da competição na tarde deste sábado (22) viraram a favor do Tricolor e colocaram o clube na condição desejada antes da viagem a Recife. Após os tropeços de Sampaio Corrêa, Sport e Criciúma, só uma vitória sobre Náutico separa o time de Renato Portaluppi da confirmação do acesso à Série A com duas rodadas de antecedência.
A maioria dos jogadores, comissão técnica e direção optou por acompanhar as partidas deste sábado em seus quartos no hotel da concentração do clube em Recife. Só o preparador físico Reverson Pimentel desceu ao saguão e viu os jogos com um grupo de amigos. Apesar do início esperançoso, os jogos reservaram uma dose de emoção para a delegação gremista.
Mas, às 17h6min, veio o primeiro golpe nos planos do Grêmio. O Criciúma surpreendia o Vasco, com o São Januário lotado. Na sequência, o Sport também abriu o placar contra o Londrina. Mas a angústia com os resultados adversos durou 58 minutos. Gegê empatou para o time paranaense no início da etapa final, e os gols de Nenê e Fábio Gomes viraram o placar em São Januário. Pouco antes das 19h, Caprini marcou o 2 a 1 para o Londrina, enquanto Vinicius Paiva fez o 1 a 0 para o Ituano em cima do Sampaio Corrêa.
Os resultados mobilizaram até os hóspedes. Uma série de sotaques diferentes se misturaram no acompanhamento dos resultados. Os olhares e alertas para as televisões do local e a consulta dos demais jogos em notebooks e celulares tomaram conta do ambiente. Entre a aflição dos pernambucanos com a situação do Sport e as vozes gaúchas monitorando os demais placares, um grupo de russos no local tentava entender a movimentação.
Os jogadores e comissão técnica desceram para um espaço reservado às refeições do clube no hotel exatamente no momento em que os jogos encerraram e o destino do Grêmio na Série B se desenhou definitivamente. Agora só falta a última peça do quebra-cabeças tricolor para o fim do sofrimento na Segunda Divisão: uma vitória sobre o Náutico.
Caso empate com o Náutico, o Tricolor acabará a antepenúltima rodada com cinco pontos acima do Ituano. Se perder em Recife, a distância cai para quatro pontos.
Em ambas as simulações, bastará ao Tricolor uma vitória nas duas últimas rodadas (Tombense, fora, e Brusque, em casa) para garantir o acesso sem depender de nenhum resultado paralelo. Claro que, se Ituano, Sampaio Corrêa, Sport e Londrina não pontuarem na próxima rodada, o time de Renato Portaluppi pode subir até perdendo as duas últimas rodadas da Série B.
Como foram os jogos deste sábado:
- Ituano 1x0 Sampaio Corrêa
- Londrina 2x1 Sport
- Vasco 2x1 Criciúma