O empate da Chapecoense com o Brusque, na noite desta quinta-feira (5), foi uma boa notícia para o Grêmio. Com este resultado, o Tricolor se manteve na vice-liderança da Série B. Porém, o cenário poderá ser diferente até a hora de o time entrar em campo contra o Cruzeiro, na Arena Independência, no domingo (8).
Ao todo, serão cinco jogos entre esta sexta-feira (6) e sábado (7). Por isso, até o final da sexta rodada, os comandados de Roger Machado podem deixar o G-4, ou então retomarem a primeira colocação. Tudo vai depender do placar construído em Belo Horizonte.
Vitória
Independentemente dos resultados paralelos, o Grêmio pode voltar ao topo da tabela, embora seja improvável. Para isso ocorrer, precisará golear o Cruzeiro. Se fizer 3 a 0, empatará com o Bahia em pontos, vitórias e saldo de gols. Assim, o líder será definido no número de cartões amarelos (neste momento, os baianos têm 15, enquanto o Tricolor tem seis).
Portanto, o mais provável é que, caso volte de Minas Gerais com uma vitória simples, o time gremista permaneça na vice-liderança, com os mesmos 13 pontos do líder.
Empate
O placar igualado fará o Grêmio chegar a 11 pontos e, neste caso, poderá ser alcançado por Sport e Ituano. Os pernambucanos atuam nesta sexta, às 21h30min, em casa, contra o Tombense. Enquanto os paulistas visitarão o Novorizontino no sábado.
Um ponto favorável ao Grêmio é que, neste momento, leva vantagem no saldo de gols. O Tricolor tem quatro, e os outros têm 1 e 2, respectivamente. Sendo assim, a permanência no G-4 está garantida.
Derrota
Se tropeçar no Horto, o Grêmio imediatamente seria ultrapassado pelo Cruzeiro. A partir daí, precisará torcer para que Sport e Ituano não tenham vencido seus compromissos. Além disso, estacionado nos 10 pontos, o Tricolor poderia ser alcançado por outros três clubes: Náutico, Vasco e Ponte Preta, que estão com sete.
No entanto, para que eles avancem na tabela, precisariam golear ou torcerem para que a equipe gremista seja goleada. Os pernambucanos, que visitam o Vila Nova nesta sexta, têm saldo zero. Mesma situação dos campineiros, que têm o clássico contra o Guarani, domingo. Já os cariocas, que recebem o CSA no sábado, têm saldo 1. Desta forma, na pior das hipóteses, o Grêmio cairia para a oitava colocação.
Confira os jogos da sexta rodada da Série B:
Sexta-feira
19h — Vila Nova x Náutico
21h30min — Sport x Tombense
Sábado
16h30min — Operário-PR x Criciúma
19h — Novorizontino x Ituano
19h — Vasco x CSA
Domingo
16h — Guarani x Ponte Preta
16h — Cruzeiro x Grêmio
Segunda-feira
20h — CRB x Sampaio Corrêa