O técnico Roger Machado adotou o mistério para enfrentar o Cruzeiro. Na tarde desta quinta-feira (5), o treinador comandou o primeiro treinamento fechado da semana, para ensaiar a equipe que entrará em campo no domingo (8), pela sexta rodada da Série B. Apenas o início da atividade, quando os jogadores realizaram trabalhos físicos de aquecimento no CT Luiz Carvalho, foi liberada para imagens.
Apesar do sigilo, o Grêmio não deve apresentar surpresas na Arena Independência. Com o zagueiro Bruno Alves liberado pelo Departamento Médico, depois de sofrer uma pancada no tornozelo direito durante o treino de quarta (4), a equipe tem escalação praticamente definida com: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Elias, Biel e Diego Souza. O lateral-esquerdo Nicolas está suspenso.
Na parte aberta do treino, foi possível observar a presença de Kannemann junto dos demais companheiros. Porém, o argentino, que foi reintegrado ao elenco depois de passar por uma cirurgia na região do quadril, ainda não foi liberado para os trabalhos com bola. Enquanto isso, o lateral-direito Edílson, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, apenas correu ao redor do campo. A expectativa é que, até o final do mês, ambos estejam à disposição.
Outra ausência certa é o volante Matheus Frizzo. O jovem, que retornou de empréstimo ao Botafogo nesta temporada, foi afastado pela comissão técnica. O atleta não foi relacionado na última rodada, contra o CRB, e teria manifestado insatisfação com o treinador.