Um jovem revelado por Roger Machado no Fluminense está próximo de ser reforço do Grêmio para a disputa do Brasileirão Série B. Gabriel Teixeira, de 20 anos, chega por empréstimo até o final da temporada, como uma alternativa para Ferreira, Campaz e Janderson pelos lados do campo. GZH detalha a trajetória do atleta e projeta como ele pode atuar no time gremista.
Prestígio com Roger
Gabriel Teixeira fez a sua estreia como profissional no Campeonato Carioca de 2021, quando o Fluminense iniciou a competição com o time sub-23. Não havia expectativa de um maior aproveitamento do jogador no time principal, porém ele teve boas atuações, chamou a atenção de Roger Machado e foi promovido, tornando-se uma alternativa para Kayke e Luiz Henrique.
Desempenho no Flu
O jovem começou o Brasileirão como reserva. No entanto, a partir da saída de Kayke, vendido ao Manchester City, Gabriel Teixeira tornou-se titular pelo lado esquerdo do ataque da equipe carioca. Foram 44 jogos e cinco gols marcados, porém duas lesões musculares o afastaram dos gramados por dois meses e perdeu espaço com o técnico Marcão, substituto de Roger Machado.
No início de 2022, Teixeira quase foi vendido ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Contudo, a negociação não teve um desfecho positivo. O jogador foi reprovado nos exames médicos, e o clube comandado por Odair Hellmann desistiu da contratação. De volta ao Fluminense, o atacante foi visto como um vilão na eliminação do clube na fase preliminar da Copa Libertadores para o Olímpia. Aos 20 minutos do segundo tempo, quando o placar ainda estava 1 a 0 para o time paraguaio, que garantia o Flu na fase de grupo, GT recebeu cara a cara com o goleiro e desperdiçou a oportunidade, recebendo muitas críticas.
Características
Destro, Gabriel Teixeira atua preferencialmente pelo lado esquerdo do ataque. Suas principais características são drible e velocidade. No entanto, o jogador ainda deixa a desejar no aspecto físico — excesso de lesões musculares — e na finalização, tanto que é marcado pelos gols perdidos.