Fim de férias. Depois de um mês de descanso, o elenco do Grêmio se apresenta nesta segunda-feira (10), dando início ao período de preparação para a temporada 2022. Desta vez, no entanto, com a circunstância de se preparar para um ano sem competições continentais e, especialmente, estando na Série B do Campeonato Brasileiro.
Como será o elenco de transição que estará em campo nas três primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, o técnico Vagner Mancini e sua comissão técnica terão pelo menos três semanas para condicionar fisicamente e entrosar o time que fará seu primeiro jogo em 2 de fevereiro, contra o Guarany de Bagé, pela quarta rodada do Estadual, na Arena. Possíveis amistosos ainda não foram definidos.
São esperados 24 atletas no CT Luiz Carvalho para as primeiras avaliações físicas. Como o gramado está em manutenção, as atividades seguintes serão realizadas do CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Entre eles estarão os reforços já anunciados, como o zagueiro Bruno Alves, os laterais Luis Manoel Orejuela e Nicolas, o meia Martín Benítez e o atacante Janderson. Também fazem parte do grupo o trio de ataque que encerrou a temporada 2021, composto por Douglas Costa, Ferreira e Diego Souza, embora cada atleta tenha passado por um período de férias diferente.
O caso mais marcante é de Douglas Costa. Contratado como a grande estrela do Grêmio no ano passado, o meia-atacante não conseguiu corresponder ao esperado e terminou dezembro bastante criticado pelos torcedores. Não só pelo desempenho em campo, que teve uma leve melhora na reta final do Brasileirão, mas especialmente pelo extracampo.
Como ocorrera em outros momentos da carreira do atleta de 31 anos, ele não esteve presente em algumas partidas por problemas musculares. Além disso, envolveu-se em uma polêmica ao solicitar liberação para seu casamento, no Rio de Janeiro, na véspera da partida decisiva contra o Atlético-MG, pela última rodada da Série A, que decidiria a permanência do Tricolor na divisão.
No fim das contas, apesar de apagar as fotos com a camisa do Grêmio de suas redes sociais, ele esteve em campo na vitória por 4 a 3 sobre o Galo, comemorou um dos gols provocando a torcida gremista, e a festa de casamento foi adiada. Sem desistir da celebração, contudo, Costa marcou uma nova data, 19 de janeiro, justamente no período em que o Tricolor estará em pré-temporada. Fato que gerou nova polêmica.
Buscando reduzir a folha salarial pela metade, a direção gremista ainda considera negociar o jogador, embora ele já tenha manifestado o interesse em disputar a Série B pelo Grêmio. Depois do São Paulo anunciar que havia desistido da contratação de Douglas Costa, o futuro do meia-atacante pode ser Los Angeles, nos Estados Unidos. Isso porque representantes do LA Galaxy, clube da Major League Soccer, estão no Brasil para tentar sua contratação. Consultado por GZH, o Tricolor afirma que não recebeu alguma proposta pelo jogador.
Desta vez sem polêmicas, Ferreira também não tem permanência garantida em 2022. Alvo de clubes como o Fenerbahçe, da Turquia, o jogador ainda não foi negociado, mas seus representantes já manifestaram esse desejo. Por outro lado, está em andamento uma conversa da diretoria gremista com o atacante para a renovação de contrato por mais três anos, com uma valorização salarial e aumento da multa rescisória para clubes do exterior. Existe um otimismo tricolor de que Ferreirinha fique na Arena.
E o caso mais curioso é de Diego Souza, que foi e voltou. Mas não como em 2020, quando ele retornou ao clube após 13 anos. Dessa vez, a diferença foi de apenas 15 dias. Depois do anúncio de despedida, o artilheiro do Grêmio nas últimas duas temporadas foi novamente procurado pela direção do clube e acordou sua permanência em 2022, se encaixando nos patamares salariais atuais.
Agora, o Grêmio pretende dar tempo para que o preparador físico Réverson Pimentel deixe o grupo pronto para enfrentar o ano de Gauchão, Copa do Brasil e Série B, algo que não ocorreu em 2021. Campaz, Diego Souza e Martín Benítez terão atenção especial da comissão técnica, já que sofreram com problemas físicos no último ano.
Quem se apresenta?
- Goleiros: Brenno e Gabriel Grando
- Zagueiros: Pedro Geromel, Walter Kannemann, Rodrigues e Bruno Alves
- Laterais: Orejuela, Nicolas, Diogo Barbosa, Leonardo Gomes
- Volantes: Thiago Santos, Lucas Silva, Villasanti, Sarará, Bobsin e Fernando Henrique
- Meias: Campaz e Martín Benítez
- Atacantes: Diego Souza, Diego Churin, Jhonata Robert, Ferreira, Douglas Costa e Janderson