Chapecó é uma cidade com muitos moradores nascidos no Rio Grande do Sul. Por consequência, há centenas de torcedores do Grêmio na cidade do interior de Santa Catarina. O maior público da história da Arena Condá, aliás, é uma partida entre a Chapecoense e o Tricolor, ainda em 2014, na primeira vez em que o time catarinense esteve na Série A do Brasileirão. Na ocasião, 19.175 pessoas estiveram no estádio.
A tendência é que o jogo do próximo sábado, pela 34ª rodada da Série A, também tivesse casa cheia. Mas a punição aos torcedores do Grêmio de frequentarem os estádios impedirá isso. Caso os gremistas queiram ir à Arena Condá, terão que dividir no espaço para a torcida local e sem qualquer tipo de identificação com o Tricolor. Ainda assim, o Consulado do Grêmio em Chapecó espera que os torcedores se façam presentes.
— O pessoal está desmobilizado, principalmente pelo fato de não poder ter acesso ao estádio. É uma perda grande para o Grêmio e também para a Chape. Geralmente, nesses jogos, é o que têm mais torcida e, consequentemente, mais dinheiro dos ingressos também. Por ser um jogo decisivo para a permanência na Série A, o pessoal começou a se mobilizar de novo. Talvez, não naquele número de sempre, mas o gremista vai se fazer presente na Arena Condá — conta Marcelo Fiorini, diretor consular honorário em Chapecó e morador da cidade catarinense há 36 anos.
Sem a possibilidade do apoio oficial dentro do estádio, os gremistas já pensaram em uma alternativa para o "alento" aos jogadores na cidade. Segundo Fiorini, uma recepção será feita a eles na chegada ao hotel.
— Conversando com o Thiago Floriano (gerente do Departamento do Torcedor Gremista), eles estão sugerindo para se fazer algo no hotel. Os clubes, quando chegam, descem na pista do aeroporto, o contato com a torcida é pequeno. Vamos tentar orientar o pessoal para ir para o hotel. Vamos pensar em algo de 200, 300 pessoas, não é um horário muito fácil. Vamos fazer um alento, o pessoal aqui agita bastante, anima, recepção de torcida organizada.
Grêmio e Chapecoense se enfrentam às 19h do próximo sábado, pela 34ª rodada do Brasileirão. O time de Vagner Mancini precisa dos três pontos para seguir sonhando na permanência na Série A.