Com o fim da primeira fase do Gauchão Feminino, Grêmio e Inter confirmaram o favoritismo e avançaram à semifinal. A campanha das Gurias Gremistas teve 63 gols em seis jogos, resultado das goleadas. O poderio ofensivo foi capitaneado pelas mais jovens, incluindo Eudimilla, que se recuperou de fratura na clavícula e volta aos poucos ao time. Laís Estevam, a artilheira do Estadual, se consolida como uma das lideranças técnicas da equipe comandada pela técnica Patrícia Gusmão.
No meio, Pri Back, experiente e recordista em jogos pelo Tricolor, se destacou marcando dois gols de falta e sendo o motorzinho do time em mais uma temporada. Outra que subiu das categorias de base e aproveita o Gauchão para cavar seu lugar na equipe principal foi Rafa Levis, que até convocação para período de treinos com a seleção conseguiu. Gisseli é o destaque defensivo, cumprindo função como lateral e também contribuindo para o ataque sempre que pode. Confira os cinco destaques do Grêmio na primeira fase do Gauchão, escolhidos por GZH:
A artilheira
A paulista Laís Estevam tem 20 anos e chegou ao Grêmio em fevereiro de 2021. Conquistou lugar no time titular ainda no Brasileirão e se destaca no Gauchão marcando nove gols em cinco jogos — ninguém balançou mais as redes do que ela até aqui.
Líder e referência
Priscila Back, uma das mais experientes do elenco com 30 anos, é a camisa 7 que organiza o meio de campo e tem desempenhado papel importante também no setor ofensivo durante o Gauchão. Marcou dois gols de falta — contra o Brasil-Far na estreia, e sobre o Pelotas na rodada seguinte — e outros cinco com bola rolando, além de seis assistências. É quem mais tem participação em gols e minutos em campo pelo Tricolor nos seis jogos Estadual.
Pequena notável
Cria da base, Gisseli emplaca arrancadas que a fazem parecer maior do que o 1,52 metro que tem de altura. Aos 20 anos, é uma das esperanças para o futuro do Grêmio na lateral esquerda. Foi titular no Brasileirão e tem se mostrado uma boa apoiadora no Gauchão. Atuou cinco vezes e marcou cinco gols, além de duas assistências.
A revelação que veio para ficar
Rafaela Levis, 18 anos, chegou para o time sub-18 em fevereiro, subiu da base no Brasileirão e roubou o protagonismo do ataque. O desempenho a levou para um período de treinos com a seleção sub-20, e no Gauchão está mostrando que quer seguir na equipe em 2022. A meia natural de Farroupilha, na Serra, deu quatro assistências em dois jogos, marcando outros três gols — um de falta.
O retorno da promessa
Depois de três meses fora dos gramados por conta de fratura na clavícula ainda no primeiro semestre, Eudimilla volta a ter sequência de jogo e minutos suficientes para mostrar o seu futebol. Ainda com 20 anos, subiu da base gremista em 2019 e terminará a segunda temporada no plantel principal como uma das promessas da equipe. A atacante fez quatro jogos e marcou seis gols, dando outras quatro assistências e dividindo o ranking de participação em gols com Pri Back.