O Grêmio se manisfestou, por meio de nota, sobre o protesto realizado por torcedores em frente ao CT Luiz Carvalho, na tarde desta quarta-feira (1º), durante a reapresentação do elenco do Tricolor. Entre 150 e 200 pessoas aguardaram a delegação em frente ao local e recepcionaram o ônibus, que trazia os atletas, a pedradas.
Os cartazes levados por membros de torcidas organizadas continham mensagens hostilizando alguns jogadores do grupo principal, como Ferreira, Luiz Fernando, Éverton Cardoso, Diogo Barbosa, Paulo Miranda e Cortez. O presidente Romildo Bolzan Júnior e o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann também foram citados.
Quatro torcedores foram detidos após confronto com a Brigada Militar. Depois da intervenção da polícia, grande parte dos torcedores fugiu em direção ao bairro Humaitá, atravessando a BR-290. O clima tenso foi criado por conta da má campanha da equipe, que figura na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Confira a manifestação do Grêmio
"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público manifestar seu total repúdio aos atos de violência, balbúrdia e vandalismo promovidos por uma parcela de torcedores, no início da tarde desta quarta-feira, no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho.
Importante frisar que o clube reconhece como legítimo todo o tipo de manifestação de sua torcida, contanto que ela ocorra de forma pacífica, sem transgredir o limite do respeito e da civilidade.
Práticas como as desta tarde, além de estarem em completo desalinho às normas e valores desta instituição, construídos ao longo de uma trajetória vitoriosa de quase 118 anos, de terem atentado contra a integridade física de pessoas, causado danos ao patrimônio do clube e de terceiros, serviram apenas para tumultuar um ambiente sobre o qual estão sendo empreendidos todos os esforços necessários para que o Clube retome, o mais brevemente, o caminho digno de sua grandeza.
Informamos que diante do fato ocorrido, o clube já está tomando todas as medidas cabíveis e reitera que não medirá esforços para coibir atos dessa natureza."