Com o adiamento da partida contra o Cuiabá, o Grêmio ganhou três dias na preparação para buscar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O objetivo é conquistar os três pontos diante do Santos, na Arena, na quinta-feira (24). No período, a comissão técnica dosou as atividades para tentar somar os primeiros pontos na competição.
Logo após perder o terceiro confronto pelo torneio nacional, diante do Sport, o clube anunciou que o duelo do domingo estava suspenso pela CBF pelas condições do gramado do Estádio Dutrinha — palco do jogo a partir do momento em que a Arena Pantanal passou a ser cedida para a Copa América. Nos bastidores, a programação teve de ser ajustada às pressas. O retorno à Capital foi antecipado para sexta-feira.
Ainda no Recife, na sexta-feira, a comissão técnica orientou um trabalho físico para o grupo de atletas. As condições climáticas impediram que um trabalho no campo fosse realizado. Com isso, a academia do hotel da delegação foi utilizada para manter as condições de trabalho em dia.
Após o retorno a Porto Alegre, os jogadores trabalharam no sábado no CT Luiz Carvalho. Tiago Nunes e seus auxiliares repassaram ao elenco orientações técnicas, táticas e reforçaram a bola parada em busca de acertos pontuais.
O domingo foi destinado ao descanso do elenco. A folga, que foi concedida por conta da ausência de pausas na programação gremista, estava em atraso desde o dia 24 de abril — dia seguinte ao título estadual. Desde então, pelos compromissos nas disputas nacionais, todos os dias foram preenchidos com jogos, treinamentos ou viagens.
Agora, a programação prevista envolve três trabalhos até o duelo contra os paulistas. O time deverá receber atenções especiais entre essa segunda e terça — alterações na formação, inclusive, podem ser trabalhadas.
Na quarta-feira, deve ser organizado um trabalho mais leve para não desgastar os atletas. Grêmio e Santos se enfrentam às 21h30min de quinta, na Arena, pela sexta rodada do Brasileirão.