O Grêmio resolveu um problema crônico. Com 100% de aproveitamento sob o comando do técnico Tiago Nunes, a equipe parou de sofrer gols no segundo tempo dos jogos. Na avaliação interna, o time está crescendo fisicamente no final das partidas, especialmente pelo trabalho do preparador físico Reverson Pimentel, contratado pelo clube em março.
Desde o início da temporada até o final de abril, o Tricolor havia sofrido 11 gols em dez jogos, sendo que nove gols ocorreram na segunda etapa, um percentual superior a 80%. Além disso, o clube constatou que, desde o ano passado, o time estava cansando no final dos jogos.
A partir de maio, no entanto, o trabalho de Reverson começou a surtir efeito. Nos últimos cinco jogos, o Grêmio sofreu apenas três gols, sendo que nenhum ocorreu no segundo tempo. Mais do que isso, na vitória por 2 a 1 no Gre-Nal, no último domingo (16), a intensidade da equipe nos minutos finais do jogo chamou atenção.
A troca na preparação física era uma das prioridades do Grêmio para a temporada 2021. Para escolher o substituto de Márcio Meira, responsável pela função em 2020, a direção realizou um rigoroso processo seletivo.
Responsável pelo futebol à época, o CEO Carlos Amodeo entrevistou vários candidatos ao cargo, e Reverson Pimentel, então preparador do Bragantino, foi o que mais agradou.
Além da metodologia de trabalho do profissional, chamou atenção do clube a intensidade do Bragantino nos jogos do Brasileirão 2020. Conforme análise da direção, o time do interior paulista venceu vários jogos no segundo turno correndo mais do que o adversário nos minutos finais.
Antes um obstáculo, o fôlego agora é um aliado tricolor.
Time principal do Grêmio na temporada 2021
Até o fim de abril:
10 jogos
- Gols sofridos: 11
- Gols sofridos no 1º tempo: 2
- Gols sofridos no 2º tempo: 9
A partir de maio
5 jogos
- Gols sofridos: 3
- Gols sofridos no 1º tempo: 3
- Gols sofridos no 2º tempo: 0