A derrota por 3 a 2 para o Ceará na estreia do Brasileirão pode não afetar o planejamento do Grêmio para o torneio, mas um dos fatores que impactaram o placar se repetirá ao longo da temporada. Foram pelo menos sete desfalques diretos por covid-19 — incluindo três titulares e o técnico Tiago Nunes. Para o próximo jogo, contra o Brasiliense, quarta-feira (2), o goleiro Brenno e o volante Matheus Henrique também não estarão em campo. Eles foram convocados para a seleção brasileira olímpica.
— Temos três goleiros que achamos bons. Tanto Brenno e Adriel, da base, quanto o Paulo Victor, que ainda tem contrato conosco e está aí para nos ajudar. Não estamos buscando outro goleiro — comentou o vice-presidente de futebol, Marcos Herrmann, depois que o auxiliar Evandro Fornari revelou ainda não saber quem será o primeiro nome da escalação gremista:
— Vamos conversar ao longo da semana para chegar a um consenso de quem será o goleiro na quarta-feira.
As ausências do jogo contra o Ceará, em Fortaleza, foram sentidas, mas seus substitutos mostraram que podem contribuir com o time. Ricardinho substituiu Diego Souza marcando gol, com passe de Léo Chú, que atuou na vaga de Ferreira. Vanderson voltou a ser titular no lugar do capitão Rafinha e agradou o auxiliar técnico.
— Vanderson fez um grande jogo. Também temos o Rafinha e o Victor Ferraz, estamos muito bem servidos nesta posição. Ele (Vanderson) é muito agudo, tem um bom último terço. No gol, ele faz boa combinação com o Ricardinho. Temos de deixá-lo à vontade para potencializar o que enxergamos nele e nos outros atletas — ponderou.
A volta da dupla de zaga titular
Kannemann é outro na lista de desfalques gremistas. O argentino, no entanto, passou por procedimento médico no começo do mês e tem apenas uma partida na temporada. Seu retorno ainda não tem data definida, mas ele já voltou a ser relacionado para ficar no banco de reservas. Dentro de campo, Ruan costuma dar conta do recado, apesar da falha que gerou a jogada do segundo gol cearense neste domingo.
— (Ruan) Está evoluindo muito e tem grande potencial. Quando tem uma decisão errada, todo mundo faz parte dela. A gente corrige isso dando moral para o atleta, porque muitas vezes ele nos ajudou, e vai nos ajudar de novo. Mostramos vídeo, conversamos para mostrar qual seria a melhor decisão no momento. Porque na hora é difícil, então procuramos fazer as correções ao longo da semana — justificou o técnico interino, em coletiva.
Valorização do grupo
A mescla entre garotos que aparecem como destaque na temporada 2021 e os experientes que eram a preferência de Renato Portaluppi para formar a estrutura de equipe se repete sob comando de Tiago Nunes e é elogiada pelo vice de futebol. Marcos Herrmann não fala em contratações e, ainda assim, garante que o grupo de atletas será suficiente para disputar o título nas três competições da temporada.
— Temos um plantel bastante bom. Esses jovens entram em nível muito alto e, junto com os experientes, nos dão uma quantidade de opções muito interessante. Preservar o time inteiro não está no nosso vocabulário. Pode ser que em algum momento seja necessário, ouvindo os médicos, se eles pedirem para segurarmos, mas não é o padrão — assegurou o dirigente.