Neste fim de semana, se inicia "um novo ciclo" no Grêmio. O termo foi usado pelo próprio clube em sua página no YouTube, no título do vídeo que divulgou os bastidores de Tiago Nunes na Arena, quando assinou contrato com o Tricolor. Depois de assistir à vitória sobre o La Equidad, pela Sul-Americana, chegou a hora do treinador mandar a campo sua primeira escalação, diante do Ypiranga, às 21h de sábado (24), no Colosso da Lagoa, em Erechim.
Com a equipe já classificada à próxima fase do Gauchão, o técnico terá a missão de manter a melhor campanha nesta última rodada da primeira fase. Atualmente, o Grêmio é líder, com 21 pontos — um a mais do que o rival Inter.
— Conheço muito dos atletas porque trabalhei com alguns e outros eu competi contra. São jogadores que estão no mercado há bastante tempo. A característica própria se torna diferente de acordo com a ideia coletiva aplicada. Meu papel é encontrar características complementares dentro da estratégia tática e técnica para nos aproximar da vitória — declarou Tiago depois de comandar um único treino no CT Luiz Carvalho.
Devido ao pouco tempo de recuperação dos atletas e a proximidade com a partida diante do Lanús, na próxima quinta-feira (29), na Argentina, a tendência é que alguns antigos titulares possam ser preservados. O treinador, porém, já sabe que não poderá contar com Alisson.
O atleta sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo direito e ficará oito semanas afastado. Também não acompanharam a delegação os zagueiros Geromel, Kannemann, o volante Maicon e o atacante Pepê.
O adversário é o Ypiranga, que chegou a liderar o campeonato na terceira rodada, mas empatou três das últimas cinco partidas e, além de ver a dupla Gre-Nal disparar, permitiu que adversários se aproximassem. Assim, chega na terceira colocação, com 16 pontos, podendo perder a vaga na próxima fase em caso de tropeço neste fim de semana, aliado a vitórias do Juventude e Caxias — com quem empatou por 2 a 2 na terça-feira (20) passada.
Aliás, o técnico Júnior Rocha deve repetir a mesma formação que iniciou o duelo no Estádio Centenário, com uma única mudança: o zagueiro Luís Eduardo entra na vaga do lesionado Léo Kanú.