A fama do Grêmio de copeiro ainda não se justificou quando o assunto foi a Copa Sul-Americana. Tricampeão da Libertadores e penta da Copa do Brasil, a melhor campanha do Tricolor no torneio foi uma ida às quartas de final, em 2012, quando parou no Millonarios-COL. Nesta quinta-feira (29), o time gaúcho volta ao estádio onde foi campeão da América pela última vez para tentar conquistar aquela que seria apenas a sua segunda vitória como visitante na história da Sul-Americana.
Desde sua criação, em 2002, a Sul-Americana teve o formato de disputa alterado diversas vezes. A primeira aparição gremista ocorreu em 2003, quando brasileiros se enfrentavam em triangulares e o melhor colocado seguia adiante. O único jogo da equipe treinada por Adilson Batista longe de casa foi contra o Vasco, em São Januário, e terminou empatado em 1 a 1, com os dois times eliminados – avançou o São Paulo, com seis pontos.
O Grêmio voltaria ao torneio em 2004, começando direto em um mata-mata contra o Inter. No Beira-Rio, Fernandão e Chiquinho decretaram o 2 a 0 em um clássico disputado no dia em que o Tricolor completava 101 anos. A vitória por 2 a 1 no Olímpico não foi suficiente para reverter a desvantagem, e encerrou-se mais uma participação gremista no campeonato.
Quatro anos depois, o Grêmio voltaria a estrear na Sul-Americana contra o maior rival. Em partida que contou com a estreia de D'Alessandro pelo Inter, Celso Roth preservou titulares do lado azul, que priorizava a disputa do Brasileirão. No Beira-Rio, empate em 1 a 1. O jogo da volta terminou 2 a 2 e, pelos gols sofridos em casa, os gremistas ficaram pelo caminho.
Em 2010, a caminhada começou na segunda fase. E também terminou nela. A estreia, no Serra Dourada, até não foi das piores, com empate em 1 a 1. O momento da equipe, porém, não era bom no Brasileirão e o técnico Silas acabou demitido antes do jogo da volta. O reencontro ficou marcado pela estreia de Renato Portaluppi como técnico do Grêmio pela primeira vez, mas dentro de campo a festa foi esmeraldina, com vitória por 2 a 0 e classificação.
A única vitória como visitante na Sul-Americana saiu em 2012, sob comando de Vanderlei Luxemburgo. E foi contra um time que também cruzou o caminho tricolor na caminhada rumo ao tri da América. Em Guayaquil, Marcelo Grohe foi o melhor em campo e Werley, aproveitando escanteio cobrado por Elano, marcou na vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona na primeira partida das oitavas de final.
Números do Grêmio como visitante na Sul-Americana:
- Jogos: 7
- Vitórias: 1
- Empates: 3
- Derrotas: 3
- Gols marcados: 7
- Gols sofridos: 11
Jogos como visitante
2003
- Vasco 1x1 Grêmio
2004
- Inter 2x0 Grêmio
2008
- Inter 1x1 Grêmio
2010
- Goiás 1x1 Grêmio
2012
- Coritiba 3x2 Grêmio
- Barcelona-EQU 0x1 Grêmio
- Millonarios-COL 3x1 Grêmio