A vitória do Santos sobre o Corinthians, na Vila Belmiro, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17), definiu a vida do Grêmio nas duas últimas rodadas do Brasileirão. O Tricolor não poderá ser ultrapassado pelo clube da capital paulista — ou seja, na pior das hipóteses terminará a competição na nona posição. Porém, sabe que tem dois adversários na briga pelo G-8: o próprio Santos e o Ahtletico-PR.
O cálculo para a equipe de Renato Portaluppi assegurar vaga no torneio continental é simples: pelo menos empatar uma das duas próximas partidas. Desta forma, o adversário paranaense, que será o adversário na Arena, no próximo domingo (21), às 18h15min, não poderá alcançá-lo na pontuação. O G-8, que será gerado em caso de título do Palmeiras na Copa do Brasil, estará garantido.
Pensando na premiação do Brasileirão e em uma melhor colocação no torneio, o Tricolor deve se preocupar com o Santos. O time treinado por Cuca tem três pontos a menos na comparação com o Grêmio — porém, uma vitória a mais, ou seja, leva vantagem em caso de igualdade de pontos. Matematicamente, os gremistas devem fazer quatro dos últimos seis pontos para não se preocupar com o adversário do litoral de São Paulo.
As duas últimas rodadas projetam confrontos diante do Athletico-PR, na Arena do Grêmio, e Bragantino, em Bragança Paulista. A tendência é que, no compromisso que finaliza a participação na competição, o time conte com alguns suplentes em virtude da proximidade com a decisão da Copa do Brasil, três dias depois, contra o Palmeiras.