Principal jogador e artilheiro do Grêmio no Brasileirão, Pepê vem ganhando posições no top 5 das estatísticas tricolores. O garoto, que na atualização anterior do SuperDupla estava em quarto, superou Matheus Henrique e agora aparece em terceiro. Assim como ele, Lucas Silva também ganhou uma posição e agora é quarto, deixando Matheuzinho em quinto. A liderança, contudo, segue com o goleiro Vanderlei.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Vanderlei: 275 pontos
Goleiro titular do Grêmio, o experiente Vanderlei, 36 anos, também é o atleta que mais vezes foi escalado pelo técnico Renato Portaluppi ao longo da temporada. Com 11 defesas difíceis e 37, simples, ele soma 275 pontos e lidera o ranking gremista há quatro semanas.
Alisson: 251 pontos
Lesionado, Alisson se recupera de lesão ligamentar no tornozelo e ficará de fora da equipe por mais algumas semanas. Ainda assim, o jogador manteve a segunda posição, especialmente pelo alto número de finalizações e assistência para chutes de companheiros.
Pepê: 233,2 pontos
Artilheiro do Grêmio no Campeonato Brasileiro, com cinco gols, Pepê também é um dos que mais chutam. Com boas notas na cotação feita por GZH após todos os jogos, ele vem subindo de posição no SuperDupla e ultrapassou Matheus Henrique nesta semana, ficando em terceiro.
Lucas Silva: 232,6 pontos
O único reserva no top 5, Lucas Silva tem sido acionado pelo técnico Renato Portaluppi em quase todas as partidas — seja para iniciar o jogo ou entrando no segundo tempo. O alto número de desarmes, passes certos e finalizações o deixam na quarta posição do ranking.
Matheus Henrique: 230,9 pontos
Principal passador da equipe, Matheus Henrique fecha o top 5 gremista no SuperDupla. Porém, o volante não jogou a última partida e vem oscilando ao longo da temporada. Por isso, foi ultrapassado por Pepê e Lucas Silva nesta semana.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9