Contratado em março de 2012 pelo Grêmio, Bertoglio atualmente está com 29 anos. O meia que virou atacante nas mãos de Vanderlei Luxemburgo veste hoje a camisa do Aldosivi-ARG. O atleta que chegou ao Olímpico com um status promissor virou um nômade da bola.
Facundo Daniel Bertoglio surgiu em 2009, no Colón-ARG. Sob a alcunha de "novo Riquelme", foi negociado por 4 milhões de euros com o Dínamo de Kiev-UCR pouco mais de um ano depois. Duas temporadas depois, desembarcou em Porto Alegre.
No Tricolor, conquistou rapidamente a confiança da torcida. Por outro lado, conviveu com muitas lesões. Com a camisa do Grêmio, foram apenas 21 jogos e oito gols.
De 2013 em diante, "La joya" rodou o mundo. Passou pelo Évian-FRA, Tigre-ARG, Asteras Tripolis-GRE, APOEL-CHI, Ordabasy-CAZ e PAS Lamia-GRE. Em 2016 ele admitiu em entrevista que chegou a receber sondagens de Palmeiras e Vasco, mas acabou nao retornando ao futebol brasileiro. Desde o ano passado, veste a camisa do Aldosivi no campeonato argentino, onde a boa fase parece ter retornado.
Bertoglio é titular no time do técnico Ángel Hoyos, jogando como ponta esquerda. De acordo com o jornalista Alexis Damboriana, da rádio AM 760, o atleta vem tendo atuações importantes na equipe argentina.
– Ele está atuando em alto nível aqui no campeonato argentino. Recentemente, marcou dois gols importantes, um deles contra o San Lorenzo. Ele tem contrato até o final do ano e é titular absoluto do time – destacou o radialista.