Criticado por uma atuação insegura no Gre-Nal, sofrendo com as investidas de D'Alessandro e Edenilson, o lateral-esquerdo Bruno Cortez deu brecha para torcedores do Grêmio pedirem o ingresso de Caio Henrique no time. A questão foi levada até mesmo ao técnico Renato Portaluppi, que lembrou das características diferentes dos dois atletas.
— Não é problema de dúvida. O jogador que entra tem de se entregar e jogar bem, fazer o que o treinador pede. Depende muito do jogo. Cortez marca mais, mas o Caio tem mais qualidade no ataque — explicou o comandante gremista, que complementou:
— Isso é bom para o treinador. O importante é justamente isso, ter várias opções. Não adianta ter dois laterais que só saibam marcar. Para mim, é ótimo ter os dois.
Na avaliação de Diogo Olivier, colunista de GaúchaZH, a entrada de Caio Henrique deveria ocorrer o quanto antes.
— Renato já tirou Bruno Cortez em dois jogos seguidos. Até Patrick entrou em seu lugar, contra o Aimoré. No Gre-Nal, Caio Henrique e Everton já sorriram um para o outro em alguns minutos pela esquerda — ressalta o comentarista do Grupo RBS.
Jader Rocha, que narrou o clássico 423 pelo canal Premiere, entende que a chegada de Caio Henrique coloca pressão sobre Cortez, que precisará melhorar seu rendimento para seguir entre os 11. Para o jornalista, no entanto, a troca não será tão rápida:
— Imagino que Renato não mudará abruptamente, já para o sábado. Acho que ele utilizará o Caio aos poucos e que, por ora, Cortez siga como titular.