*Colaboração de Saimon Bianchini
Interrompido nas semifinais em 2018 e 2019, o tetracampeonato da Libertadores voltará a ser o grande objetivo do Grêmio em 2020. O caminho em busca da reconquista da América começará no dia 3 de março diante do América de Cali, na Colômbia. Por entrar direto na fase de grupos, o Tricolor terá quase dois meses de preparação até encarar os colombianos.
O elenco do Grêmio se reapresentará para a pré-temporada no CT Luiz Carvalho em 9 de janeiro. Apenas 10 dias depois, o clube tem marcado o seu primeiro compromisso oficial: a Recopa Gaúcha, diante do Pelotas. Pelo tempo curto, o planejamento é usar o time de transição na Boca do Lobo.
A equipe de garotos também irá atuar nos primeiros jogos do Gauchão. De acordo com o presidente Romildo Bolzan Jr., ainda será definido se o time principal estreará na terceira rodada do primeiro turno, a Taça Coronel Ewaldo Poeta, diante do São José, ou na quarta, contra o Esportivo. Ambos jogos ocorrerão na Arena.
Na quinta e última rodada da primeira fase do primeiro turno, o Grêmio vai enfrentar o Aimoré, no Cristo Rei. A situação do clube na tabela será determinante para o uso dos titulares, que certamente estarão em campo na semifinal e final do turno, caso o Tricolor chegue a essas etapas.
Poucas viagens
O trabalho no início da temporada do Grêmio será facilitado pela pouca quilometragem que o elenco terá de viajar até a estreia na Libertadores. De acordo com o planejamento feito pela direção em conjunto com a comissão técnica, os titulares poderão ter apenas um jogo fora de casa pelo estadual antes de enfrentar o América de Cali. Ainda assim, seria contra o Aimoré, em São Leopoldo, na Região Metropolitana.
Se classificar com boa campanha, o Grêmio poderá fazer os jogos únicos de semifinal e final do primeiro turno na Arena. A primeira partida do segundo turno, a última antes da estreia na Libertadores, diante do Juventude, também será com mando tricolor.
Pré-temporada em casa
Pelo quinto ano consecutivo, o Grêmio fará pré-temporada em Porto Alegre, no CT Luiz Carvalho. A decisão se deve por uma série de fatores acordados entre a direção e a comissão técnica de Renato Portaluppi. O mais determinante para essa mudança na cultura do clube é qualidade da aparelhagem em relação ao que é encontrado em academias de outros lugares. Habitualmente, até o ano de 2015, o Grêmio buscava refúgio na serra gaúcha. Porém, atualmente há o entendimento de que o CT é mais apropriado para as atividades físicas.
O custo também foi considerado. Por mais que o clube consiga rentabilizar com diversas ações em uma pré-temporada fora da Capital, permanecer em Porto Alegre também tem valores inferiores. Para dar um clima maior de concentração, assim como ocorreu nos últimos anos, os atletas ficarão concentrados em um hotel durante o período de preparação.
Os jogos do Grêmio até a estreia na Libertadores
- 19/1 – Pelotas (Recopa Gaúcha — Boca do Lobo)
- 22/1 – Caxias (Gauchão – Arena)
- 26/1 – Brasil de Pelotas (Gauchão — Bento Freitas)
- 30/1 – São José (Gauchão — Arena)
- 2/2 – Esportivo (Gauchão — Arena)
- 9/2 – Aimoré x Grêmio (Gauchão – Cristo Rei)
- 16/2 – Semifinal do 1º turno do Gauchão (se chegar)
- 22/2 – Final do 1º turno do Gauchão (se chegar)
- 29/2 ou 1°/3 – Grêmio x Juventude - 1ª rodada do 2º turno (Gauchão – Arena)
- 3/3 - América de Cali x Grêmio (estreia na Libertadores, na Colômbia)