Com dois jogos consecutivos longe de Porto Alegre, e a estratégia de usar escalações diferentes nas partidas, o Grêmio optou por levar um grupo numeroso a Maceió, onde empatou com o CSA na noite de segunda-feira (29), pela 12ª rodada do Brasileirão. Ao todo, 28 jogadores desembarcaram na capital alagoana no início da noite de sábado. Do elenco profissional, não viajaram apenas o volante Michel e o atacante Felipe Vizeu, ambos entregues ao departamento médico.
Com a opção de fazer o trajeto em um voo fretado, a delegação gremista viajará na tarde desta terça-feira (30) direto para Assunção, no Paraguai, onde o time enfrenta o Libertad quinta-feira, pela segunda partida das oitavas de final da Libertadores.
A ideia do fretamento é minimizar o desgaste causado pela viagem, já que não há escalas ou conexões até a capital paraguaia. Em voo direto, o trecho entre Maceió e Assunção será feito em cerca de quatro horas. Caso tivesse de usar voos comerciais, a viagem levaria mais de cinco horas apenas no ar, sem contar a espera em algum aeroporto onde seria feita a conexão.
— Sorte das equipes que conseguem trabalhar dessa forma. Elas têm uma vantagem bastante grande, porque isso proporciona mais tempo para a recuperação dos atletas — destaca o preparador físico Márcio Corrêa, com passagem pelo Grêmio e hoje no Oeste-SP.
Ele complementa:
— Quando se pega um voo de carreira, não tem tempo suficiente em hotel, pré-jogo. Qualquer tempo que você ganhe, também pode ajudar até a preparar taticamente a equipe.
A tendência, conforme o diretor de futebol Alberto Guerra, é de que toda a delegação gremista siga para o Paraguai. Existia a possibilidade de retorno a Porto Alegre de atletas que não serão utilizados, como é o caso do zagueiro Pedro Geromel, que está suspenso no torneio continental. Porém, conforme o dirigente, os 28 atletas devem viajar a Assunção.
Os 28 jogadores do Grêmio em Maceió
- Goleiros: Paulo Victor, Julio César e Brenno
- Laterais: Léo Moura, Leonardo Gomes, Rafael Galhardo, Cortez e Juninho Capixaba
- Zagueiros: Geromel, Kannemann, David Braz, Rodrigues e Paulo Miranda
- Volantes: Darlan, Rômulo, Thaciano, Maicon e Matheus Henrique
- Meias: Jean Pyerre e Patrick
- Atacantes: Luan, Diego Tardelli, Everton, Alisson, Vico, André, Pepê e Da Silva