Seis jogadores do grupo principal do Grêmio possuem contrato com o clube apenas até dezembro de 2019. São os casos do zagueiro Marcelo Oliveira, dos laterais Léo Moura e Galhardo, dos volantes Rômulo e Montoya e do atacante Felipe Vizeu. Para manter esses atletas no grupo na próxima temporada, a direção terá que negociar a renovação dos vínculos.
Segundo a direção gremista, não há no momento nenhuma tratativa em andamento para prorrogação de acordo com esses jogadores. Marcelo Oliveira pode ter o seu contrato renovado por força da legislação, já que se recupera de uma lesão grave. Já o lateral Léo Moura, 40 anos, não deve ter o vínculo estendido.
Os demais jogadores com contrato até dezembro pertencem a outros clubes e estão atuando no Grêmio por empréstimo. Até o final do ano, a direção gremista fará uma avaliação para decidir se tentará ou não a permanência desses atletas. Em alguns casos, as altas cifras podem dificultar uma renovação.
Galhardo pertence ao Vasco, Rômulo está vinculado ao Flamengo, e Montoya possui seus direitos vinculados ao Cruz Azul-MEX. Já Felipe Vizeu, o único titular dos jogadores citados, é atleta da Udinese-ITA.