O Grêmio conheceu nesta quinta-feira (28) seu segundo adversário no Grupo H da Libertadores. O Libertad passou nos pênaltis pelo favorito Atlético Nacional, após levar 1 a 0 no jogo de volta da terceira fase preliminar, em Medellín, e garantiu passagem para a principal etapa da competição. Os paraguaios enfrentam o Tricolor na segunda rodada, dia 12 de março, na Arena, e depois recebem o time de Renato Portaluppi no dia 23 de abril, em Assunção.
Velho conhecido no gol
O Libertad conta com um goleiro experiente e de seleção para tentar segurar o Grêmio. O uruguaio Martín Silva, 35 anos, conhece bem o futebol brasileiro por ter atuado recentemente pelo Vasco. Mas a lembrança dele com relação ao Tricolor não é das melhores. Em novembro, na vitória da equipe gaúcha por 2 a 1 sobre os cariocas, na Arena, em jogo válido pelo Brasileirão, ele falhou feio. Foi quando Matheus Henrique aceitou chute de longe e o goleiro espalmou a bola para trás, dentro do gol, no final. O confronto, agora pela Libertadores, será a chance para Martín Silva se redimir.
Experiência de sobra na zaga
O veterano zagueiro Paulo da Silva, 39 anos é um dos pilares da defesa da equipe paraguaia. Com experiência de já ter jogado a Copa do Mundo, Paulo da Silva enfrentará o Grêmio pela terceira vez na competição. Em 2016, quando vestia a camisa do mexicano Toluca, ele também encarou a equipe tricolor pela Libertadores. Seu parceiro de zaga é Luís Cardozo. Os dois costumam subir ao ataque para tentar surpreender os adversários nas jogadas de bola aérea, tentando o cabeceio. Outro nome importante na defesa é o volante Cristian Riveros, 36 anos, que atuou na Arena entre 2013 e 2014.
Nome forte na frente
A principal esperança de gols do Libertad atende pelo nome de Óscar Cardozo, 35 anos. Também com Copa do Mundo no currículo pela seleção paraguaia, ele teve longa trajetória na Europa, passando sete temporadas no Benfica, de Portugal. O centroavante também atuou por Trabzonspor, da Turquia, e Olympiacos, da Grécia. No jogo de ida com o Atlético Nacional, no Paraguai, ele foi o responsável por marcar o gol da vitória. No Libertad, ele conta com a parceria de Adrián Martínez, 26 anos, um atacante de velocidade e bom poder de definição na área, que já marcou quatro vezes nesta Libertadores.