![Félix Zucco / Agencia RBS Félix Zucco / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24797353.jpg?w=700)
O Grêmio jogará a Libertadores pela 19ª vez. A vitória sobre a Chapecoense, por 2 a 0, domingo, na Arena, gols de Cícero e Everton, garantiu matematicamente o time de Renato Portaluppi no G-6 do Brasileirão. Confirmada, no mínimo, nas etapas preliminares da competição sul-americana, a equipe tem três rodadas para se manter no G-4 e ingressar diretamente na fase de grupos. Na quarta-feira, o desafio será contra o Flamengo, em jogo que pode aproximar os gaúchos do vice-líder, hoje quatro pontos à frente na tabela.
Nem mesmo a classificação antecipada para a Libertadores fez Renato avançar no tema de sua renovação para 2019. O treinador permanece focado em seu objetivo de colocar o Grêmio entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão para que o clube evite o sofrimento com os mata-matas já em fevereiro. Somente depois disso, segundo o próprio técnico, é que algum anúncio será realizado por ele ou pela direção sobre sua permanência.
— Não quero tocar neste assunto (renovação). Quero, acima de tudo, garantir a vaga no G-4. Do contrato, a gente vai conversando. É sentar e conversar, mas o clube está acima de tudo. Tem muita coisa em jogo nessa disputa. Não quer dizer que eu não vá falar com o presidente. Mas também é falta de tempo. Na terça (amanhã), viajaremos para o Rio e ficaremos seis ou sete dias fora, já que iremos direto para a Bahia.
O principal de tudo é o clube. Colocá-lo no G-4 é o grande objetivo do momento — explica Renato, que não deixou de brincar com o presidente Romildo Bolzan enquanto respondia sobre o lucro que o clube tem obtido com vendas de jogadores:
— O cofre está cheio, né? Tem que sair um pouco (de dinheiro) deste cofre.
O presidente, por sua vez, diz que a negociação não avançou nos últimos dias. Depois de oficializar proposta para renovar com Renato, Bolzan mantém a confiança em desfecho feliz da novela.
— O Grêmio não está de burra cheia. Pagamos contas antecipadas e fizemos planejamento para desonerar nosso fluxo de caixa — disse, para completar: — Nós fizemos uma oferta de ponta (a Renato). Tenho esperanças de que nós iremos consolidar um acerto.