Antes de encarar o River Plate pela semifinal da Libertadores 2018, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, repete a estratégia de esconder a escalação do time que começa a partida decisiva. Tem sido assim ao longo de 2018, nos grandes jogos do Tricolor.
A equipe de GaúchaZH fez um levantamento dos momentos de destaque nesta temporada em que o Grêmio fechou os treinos antes dos jogos e Renato não divulgou nem a lista de relacionados para as concentrações quanto mais as próprias escalações dos titulares.
Independiente x Grêmio - jogo de ida da Recopa
Para o jogo de ida, em Avellaneda, Renato não podia contar com Ramiro, suspenso. Na Argentina, o técnico escalou Lima como substituto.
A medida durou até os oito minutos do segundo tempo, quando Portaluppi substituiu Lima por Alisson. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
Grêmio x Independiente - jogo de volta da Recopa
Também em Porto Alegre, Ramiro não pôde atuar. Mas Renato tinha dúvidas quanto as questões físicas de Cícero e Jael.
O time titular começou com Jaílson no meio, ao lado de Maicon, Alisson na vaga de Ramiro e Cícero no meio, com Luan de falso nove. Jael ficou no banco.
Inter x Grêmio - primeira fase do Gauchão
No primeiro clássico Gre-Nal do ano, no Estádio Beira-Rio, o Grêmio precisava vencer para se classificar sem depender de resultados paralelos. Nos treinos que antecederam a partida, Luan e Léo Moura surgiram como dúvida.
No domingo, o lateral não entrou em campo e foi substituído por Madson. Luan apareceu como titular e foi o craque jogo, marcando dois gols.
Grêmio x Inter - quartas de final do Gauchão
Uma semana depois, um novo clássico. Agora, na Arena gremista. Ramiro e Léo Moura preocupavam o técnico do Grêmio, pelo desgaste muscular. Foi assim até a escalação ser divulgada. Ambos entraram em campo e o Grêmio venceu por 3 a 0.
Grêmio x Brasil-Pel - final do Gauchão
Para voltar a ser campeão gaúcho depois de oito anos, o Grêmio começava a decisão em casa com o Brasil, de Pelotas. A semana de preparação teve um único mistério: jogaria Maicon ou Jaílson como volante, ao lado de Arthur. O capitão entrou em campo e o tricolor goleou sem piedade: 4 a 0.
Estudiantes x Grêmio- jogo de ida das oitavas de final da Libertadores
Em Quilmes, Renato não tinha Cortez, nem Everton. Na lateral, usou Marcelo Oliveira e no ataque, colocou Pepê. O jovem atacante ficou até os 25 minutos do segundo tempo em campo quando foi substituído por Marinho. O Grêmio perdeu por 2 a 1.
Atlético Tucumán x Grêmio - jogo de ida das quartas de final da Libertadores
Outra vez na Argentina, Renato não poderia contar com força máxima. Sem centroavante, o treinador mudou o esquema para encarar o Tucumán. Com Jael e André fora do jogo, ele escondeu o time que só foi revelado uma hora antes da bola rolar: Alisson era a novidade, ao lado de Luan e Everton no ataque. Grêmio venceu por 2 a 0.
Grêmio x Atlético Tucumán - jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Suspenso, Maicon ficaria de fora. Jael, voltando de lesão, era uma grande dúvida. Ramiro, lesionado, fora de novo. Renato optou pelo jovem Matheus Henrique no meio com outra surpresa: Thaciano de titular. Na frente, a repetição do esquema que deu certo no jogo de ida e o Grêmio terminou goleando por 4 a 0.