O amistoso entre Corinthians e Grêmio teve dois tempos completamente opostos na Arena Corinthians, em São Paulo, entre o final da manhã e o início da tarde deste domingo (8). No primeiro, com os titulares em campo, o time de Renato Portaluppi foi superior, mostrou mais entrosamento e venceu por 1 a 0. Quando os reservas entraram no segundo, a zaga suplente gremista teve as suas fragilidades escancaradas e cedeu a virada. No fim das contas, vitória corintiana por 2 a 1.
Vitória gremista com os titulares
O Corinthians trocava passes no início da partida, mas foi o Grêmio quem abriu o placar logo aos quatro minutos. Everton fez uma boa tabela com Ramiro e saiu de frente para o goleiro. Walter salvou parcialmente, mas Léo Moura aproveitou o rebote na área e empurrou para o gol.
Visivelmente mais entrosado, o Grêmio voltou a assustar aos oito. Jailson roubou a bola e passou para Luan, que avançou pelo meio até escorregar e perder a oportunidade de finalizar. Léo Moura voltou a aparecer aos 15, com um contra-ataque pela direita. Ele buscou Ramiro no meio da área, mas a zaga corintiana se recompôs a tempo. O volante também entrou na área aos 17. André girou e tocou para Ramiro, mas Walter saiu do gol e se antecipou.
A primeira chegada com perigo do Corinthians foi aos 19. Romero tocou para Roger na área. O ex-centroavante colorado ajeitou e bateu rasteiro, mas Marcelo Grohe fez uma boa defesa.
Pouco depois, Everton escapou pela esquerda e sofreu o contato de Mantuan. Reclamou de pênalti, mas Bruno Salgado Rizo mandou o jogo seguir.
Aos 36, Roger voltou a aparecer na área em cruzamento de Mantuan. Paulo Miranda foi preciso no carrinho e travou o chute. O time paulista pressionava e assustou aos 38. Danilo Avelar deu um chapéu em Ramiro e bateu de peito de pé. A bola estourou no travessão. O Grêmio atacaria novamente aos 42, em cruzamento de Ramiro pela direita. Mantuan jogou a bola para escanteio.
O primeiro tempo, que envolveu os times titulares dos dois lados, acabava com vantagem gremista.
Virada corintiana com os suplentes
Na etapa final, Renato decidiu manter apenas Marcelo Grohe e Paulo Miranda do time que iniciou a partida. No primeiro minuto, Marinho quase marcou o seu primeiro gol com a camisa gremista. Ele entrou na área e bateu de direita para boa defesa de Walter — o goleiro foi um dos dois corintianos que seguiram no segundo tempo, junto com o lateral-direito Mantuan.
O Corinthians passou a pressionar e rondar a área. Thiaguinho arriscou aos nove, de fora, mas bateu por cima do gol de Grohe.
A primeira chance dos reservas gremistas foi aos 13. Thonny Anderson tabelou com Jael e saiu livre na área, mas tropeçou na bola e perdeu o equilíbrio. Paulo Victor entrou no lugar de Grohe aos 17 minutos e, como previsto, Paulo Miranda seria o único a jogar 90 minutos.
O Corinthians empatou o jogo aos 22. A bola foi erguida na área do Grêmio, e os zagueiros se atrapalharam. Matheus Matias girou sozinho na área e bateu no canto de Paulo Victor. O time paulista virou o jogo quatro minutos depois. Juninho Capixaba escapou pela esquerda, e Marquinhos Gabriel apareceu sozinho na área para chutar no canto.
Aos 36, Douglas apareceu em uma cobrança de falta. Mas o camisa 10 chutou por cima do gol. Sem criatividade, o Grêmio até pressionou pela direita nos acréscimos, mas não teve forças para buscar o empate nos minutos finais — e quase levou o terceiro em contra-ataque de Léo Santos.
AMISTOSO — 8/7/2018
CORINTHIANS
Walter (Caíque 29'/2°); Mantuan (Rodrigo Figueiredo, 24'/2°), Pedro Henrique (Marllon, int.), Henrique (Léo Santos, int.) e Danilo Avelar (Juninho Capixaba, int.); Gabriel (Ralf, int.; Carlos Augusto, 33'/2°), Renê Júnior (Thiaguinho, int.), Romero (Marquinhos Gabriel, int.), Rodriguinho (Danilo, int.) e Pedrinho (Mateus Vital, int.); Roger (Matheus Matias, int.)
Técnico: Osmar Loss
GRÊMIO
Marcelo Grohe (Paulo Victor, 17'/2°); Léo Moura (Leonardo Gomes, int.), Paulo Miranda, Kannemann (Bressan, int.) e Cortez (Marcelo Oliveira, int.); Jailson (Kaio, int.), Cícero (Thaciano, int.), Ramiro (Marinho, int.), Luan (Douglas, int.) e Everton (Thonny Anderson, int.); André (Jael, int.)
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Léo Moura (G), aos quatro minutos do primeiro tempo; Matheus Matias (C), aos 22, e Marquinhos Gabriel, aos 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danilo (C)
Arbitragem: Bruno Salgado Rizo, auxiliado por José Cláudio Rocha Filho e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio paulista)
Público: 27.549
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO
GRÊMIO x ATLÉTICO-MG — ARENA
QUARTA-FEIRA — 18/7/2018 — 21H45MIN