Reduzir a media de idade do grupo de jogadores é uma das metas do Grêmio na busca por reforços. No mercado, a direção prioriza contratar atletas com menos de 30 anos, como foi o caso dos três nomes anunciados até o momento - Paulo Miranda tem 29 anos, Alisson, 24, e Thaciano, 22.
— Nas conversas com o Renato, pensamos em rejuvenescer o elenco. Isso foi um ponto que avaliamos. Não exclui a possibilidade de trazer um jogador mais experiente, mas é algo que foi identificado e pensado. Estamos focados em trazer jogadores no perfil de até 28 e 29 anos que é quando o jogador está no seu ápice físico e técnico — disse o gerente-executivo de futebol André Zanotta.
Entre os atletas que já deixaram o Grêmio, estão os atacantes Fernandinho, 32 anos, e Lucas Barrios, 33 anos, o que contribuiu para a diminuição da média de idade do plantel. A reposição do primeiro foi Alisson, 24 anos. Já para a vaga do segundo, a ideia é um camisa 9 também abaixo dos 30.
A direção gremista ainda busca um lateral-direito, para a vaga de Edílson, um meia, e principalmente um centroavante para substituir Barrios.