Por Luís Henrique Benfica e Marco Souza
Apresentado nesta segunda-feira, o zagueiro Paulo Miranda poderá ser o reforço "europeu" do time de transição que o Grêmio irá escalar nas cinco primeiras rodadas do Gauchão. No jogo-treino contra o Avenida, sexta-feira, no CT Luiz Carvalho, o técnico César Bueno deverá deixar encaminhada a equipe para a estreia, dia 17, em Ijuí, frente ao São Luiz.
Condição física não falta, garante o jogador. Seu último jogo foi em 17 de dezembro, pelo campeonato austríaco, pouco antes do acerto com o Grêmio. Como cuidou de manter a forma física mesmo em férias, se diz pronto a colaborar.
— Estou trabalhando. Fiquei só duas semanas parado. Estou preparado — disse o zagueiro, questionado na primeira entrevista sobre a possibilidade de jogar o Gauchão.
Não faltaram perguntas sobre sua disposição em colaborar como lateral-direito, posição que vira uma carência no grupo depois da ida de Edilson para o Cruzeiro. Paulo Miranda afirma ter gostado da experiência nessa posição durante sua passagem pelo São Paulo, entre 2011 e 2015.
— Todos sabem que sou zagueiro, mas, se o professor (o técnico Renato) precisar, estou à disposição. É claro que não serei aquele lateral direito ofensivo — ressalva.
Thaciano e Alisson também deverão encorpar o jovem time de transição, que, além do São Luiz, enfrentará Caxias, Avenida, São José e Cruzeiro. Thaciano, 22 anos, também apresentado nesta segunda-feira, deixou clara sua posição de preferência.
— Me vejo mais como meia-atacante, vindo de trás para finalizar dentro da área. É a posição que mais gosto — diz o jogador, que chama de "paizão" o técnico Dorival Júnior, responsável por sua passagem ao grupo profissional do Santos depois de ser levado por empréstimo para o time sub-23 da Vila Belmiro. Como o clube paulista não dispunha de R$ 1 milhão para contratá-lo, voltou ao Boa, pelo qual marcou 10 gols na Série B de 2017.
Pelos primeiros dias de trabalho do técnico César Bueno, é possível esboçar o Grêmio para o início da temporada. Bruno Grassi pediu para iniciar o ano entre os meninos da transição, uma chance de mostrar seu trabalho no Gauchão.
Enquanto um lateral-direito não for contratado, a única opção do técnico César Bueno é o jovem Felipe, da base. No lado esquerdo, Guilherme Guedes, vindo do time sub-20, também não tem concorrentes pela titularidade e deve começar o ano jogando. Paulo Miranda chegou para ser o substituto de Geromel ou Kannemann e será um dos titulares da defesa. Santiago, Anderson e o peruano Marco Saravia são as outras alternativas de Bueno.
Para volante, Balbino e Machado começam a pré-temporada como os possíveis titulares. A briga por posições entre os titulares será maior no setor ofensivo. Lima, Jean Pyerre e Thaciano, disputam a função de meia central. Pepê, Dionathã e Patrick largam como opções para a vaga de um dos atacantes no lado direito do campo. Alisson, contratado do Cruzeiro, deve iniciar o Gauchão como o titular pelo lado esquerdo. Para centroavante, Lucas Poleto, que iniciou contra o Atlético-MG, será observado.
O time principal fará sua estreia dia 14 de fevereiro, em Buenos Aires, contra o Independiente-ARG, pela Recopa Sul-Americana.
Os jogos do time de transição
17/1 – 21h45min
São Luiz x Grêmio
20/1 – 19h30min
Grêmio x Caxias
24/1 – 19h30min
Avenida x Grêmio
28/1 – 17h
São José x Grêmio
3/2 – 17h
Grêmio x Cruzeiro
Um possível time para estreia
Bruno Grassi; Felipe, Paulo Miranda, Anderson e Guilherme Guedes; Machado, Thaciano, Dionathã, Jean Pyerre e Alisson; Lucas Poleto.