O Grêmio teve mais de uma hora e meia de privacidade total para se preparar nesta segunda-feira (20) para a final da Libertadores. Após as entrevistas de Marcelo Grohe e Pedro Geromel, o campo da Arena foi fechado. O grupo de jogadores que esteve em Santos chegou de viagem e foi direto para o gramado. Renato teve contato com todos os jogadores, mas nada que eles fizessem trabalhos diferentes. Quem atuou na Vila Belmiro fez apenas a atividade regenerativa e foi para o vestiário mais cedo, mesmo os que são candidatos a estarem no banco de reservas contra o Lanús.
No campo, sem observação externa, Renato Portaluppi e Alexandre Mendes orientaram o treinamento com time titular definido. Os bonecos infláveis colocados ao lado do campo quando o treino foi liberado indicavam que houve exercícios de posicionamento na área, seja para defensores ou atacantes, e as jogadas ensaiadas de bola parada nas quais vem se destacando as combinações de Fernandinho com Luan.
Às 19h30min foi aberto o treino para a imprensa, quando foi possível ver um recreativo contando com todos os jogadores que permaneceram em Porto Alegre atuando normalmente e mostrando total preparação para a final.
Do lado de fora, ao final, chegaram Cristian e Jael , os dois jogadores que disputam a última vaga no banco de reservas e que esperavam apenas o início da concentração , para a qual ambos estão relacionados. O último treino do Grêmio antes da partida contra o Lanús será nesta terça-feira às 16 horas na Arena, mais uma vez com a primeira parte fechada.