Um volante aguerrido, com passagem por grandes clubes, mas que está desde janeiro sem jogar, é a nova contratação do Grêmio. Buscado por empréstimo no Corinthians, Cristian Baroni, que completará 34 anos este mês, chega para suprir a ausência de Maicon no elenco de Renato. O reforço já treinou com o grupo na segunda-feira e será apresentado na tarde desta terça.
Revelado pelo Paulista de Jundaí, Cristian despontou para o futebol em 2005 no time de Vagner Mancini que conquistou a Copa do Brasil. Depois de passagens discretas por Atlético-PR e Flamengo, Cristian voltaria a brilhar sob o comando de Mano Menezes em 2008, ajudando o Corinthians a conquistar a Série B e retornar à elite do Brasileirão. Formando uma dupla afinada com Elias, também foi importante para o título da Copa do Brasil em 2009, atuando com Ronaldo.
Leia mais
Confirmado pelo Grêmio, Cristian só espera o BID para poder estrear
Edílson elogia Cristian: "É bom de grupo e quer atuar em alto nível"
Antes de anúncio oficial, novo reforço já treina com bola no Grêmio
Na semifinal do Paulistão, virou ídolo da torcida ao fazer o gol da vitória em um clássico com o São Paulo. Na comemoração, mostrou os dedos médios aos torcedores do rival, gesto que até hoje é utilizado pelos corintianos em provocações ao time do Morumbi.
– É um primeiro volante com estilo que lembra o Felipe Melo, no sentido de jogar com raça, chamar o time e dar gritos para motivar. Um jogador de muita liderança, que ganhou o respeito da torcida com aquele gesto contra o São Paulo – avalia Daniel Batista, setorista do Corinthians no Estadão.
O sucesso no clube paulista o levou à Turquia. Junto ao lateral-esquerdo André Santos, foi vendido na metade de 2009 ao Fenerbahçe. Lá, Cristian atuou com nomes como o meia Alex, o zagueiro Lugano e o lateral Roberto Carlos.
Em seis anos, conquistou dois campeonatos turcos, duas taças da Turquia e uma supercopa. Mas, em sua última temporada, caiu no ostracismo. Ficou de maio a dezembro sem entrar em campo pela equipe turca. O que o fez decidir pelo retorno ao Corinthians no início de 2015.
Na volta ao futebol brasileiro, Cristian sofreu com repetidas lesões. Não obteve sequência por problemas na panturrilha e também por uma pubalgia. Além disso, a forte concorrência pela posição no elenco do time paulista complicou sua situação.
Este ano, o volante entrou em rota de colisão com o técnico Fábio Carille e a direção. Depois da Flórida Cup, em janeiro, quando entrou em campo pela última vez, Cristian reclamou publicamente de não ter sido inscrito no Paulistão. E acabou afastado pelo clube paulista, passando a treinar em separado, sempre em horários alternativos, no CT Joaquim Grava.
– Não é possível que as pessoas não sabiam que não iriam me usar – desabafou Cristian ao jornal Lance!, mostrando claro incômodo com sua situação.
No Grêmio, Cristian poderá repetir a trajetória de Bruno Cortez, jogador que chegou sob desconfiança, mas sempre foi prestigiado por Renato. Antes de aceitar a proposta do Grêmio, o volante ligou para o lateral Edilson, ao lado de quem havia atuado no Corinthians. E ouviu a informação de que receber bem novos jogadores é uma das características do grupo gremista.
– Ele me disse que estava com muita vontade de vir e jogar, que precisava disso, de se sentir importante novamente – contou o lateral.
Nome: Cristian Mark Junio Nascimento Oliveira Baroni
Nascimento: 25/09/1983.
Local: Belo Horizonte-MG.Clubes: Paulista-SP, Atlético-PR, Flamengo-RJ, Corinthians-SP e Fenerbahçe-TUR.
Títulos: Copa do Brasil (2005 e 2009), Brasileirão (2015), Série B (2008), Paulista (2009), Carioca (2008), Supercopa da Turquia (2009), Campeonato Turco (2010/2011 e 2013/2014), Copa da Turquia (2011/2012 e 2012/2013).
ZHESPORTES