O fazedor de gols buscado pelo Grêmio virou o 12º titular de Renato.
Opção ao técnico na noite desta quinta, às 21h45min, contra o Guaraní-PAR, pela Libertadores, Lucas Barrios está se adaptando ao time.
E será uma arma importante para encaminhar vaga às oitavas de final no confronto com os paraguaios na Arena.
Apesar da eliminação no Gauchão, Barrios demonstrou contra o Novo Hamburgo que é capaz de tornar o Grêmio um time mais letal. Bastaram 13 minutos em campo para marcar um gol, em conclusão de fora da área.
No total, o centroavante já tentou 16 finalizações em 11 jogos ou 442 minutos atuando pelo time de Renato. Como resultado, fez três gols, com média de um a cada 5,3 conclusões. Número superior ao de Pedro Rocha neste ano, que fez 24 arremates e anotou dois gols: um a cada 12 tentativas.
Até agora, Barrios iniciou só três jogos. Mas se saiu melhor quando ingressou no segundo tempo. Além do gol no Novo Hamburgo, também marcou nos dois jogos contra o Veranópolis, pelas quartas de final do Gauchão.
Leia mais:
Arthur é a nova revelação da fábrica de volantes do Grêmio
Grêmio eternizará Maicon, Paulo Nunes, Goiano e Leão na calçada da fama da Arena
Para o ex-centroavante Christian, que atuou no Grêmio entre 2003 e 2004, a qualidade de Barrios é indiscutível. Mas entende que, pelo fato de o time estar acostumado a jogar com a movimentação de Luan na frente, Renato precisa de mais tempo para ajustar a dinâmica da equipe tendo Barrios como referência na área.
- Desde a época do Roger o Grêmio tinha dificuldades em encaixar um centroavante. Tentou com Bobô, com Henrique Almeida e eles não foram bem _ lembra Christian. - É normal que custe tempo até o Barrios se adaptar. Mas ele tem qualidade técnica, só precisa se ajustar às características dos colegas para crescer no time - completa.
A presença de Barrios entre os titulares, na avaliação de Christian, possibilitaria ao Grêmio mais jogadas de triangulação com Luan e Bolaños perto da área. Uma arma importante para vencer a marcação dos adversários.
- O Barrios pode servir como uma peça de apoio para estes dois, principalmente nas tabelas. É adaptar o esquema, criando mecanismos para encaixar o centroavante. Acertando, sobretudo, a a transição ofensiva e os cruzamentos na área - observa Christian.
Ex-centroavante do Atlético-MG e hoje comentarista da TV Alterosa, de Belo Horizonte, Dario, o Rei Dadá, lamenta que os clubes brasileiros já não valorizem tanto o jogador de área.
Lembra que, em sua época, centroavantes eram considerados heróis. Hoje, eles são "massacrados" quando perdem gols. Por tudo isso, gostaria de ver Barrios como titular do Grêmio.
- Vi Barrios fazendo muitos gols pelo Palmeiras. É um centroavante raçudo, mas no meio dessa raça tem técnica. Não sei como ele está agora. Mas todo time precisa ter um centroavante - afirma.
Dario disse ter assistido a Grêmio e Novo Hamburgo pela televisão. Convencido de que haveria Gre-Nal na final do Gauchão, estranhou o resultado final.
- Quando o Grêmio fez 1 a 0, pensei que faria goleada. Depois, perdeu nos pênaltis. Não sei o que houve, mas não é mais o mesmo time que derrotou o meu Atlético-MG e foi campeão da Copa do Brasil - opina.
Barrios no Grêmio
11 jogos
3 gols
442 minutos
7 finalizações certas(em 16 tentativas)
79 passes certos
1 cartão amarelo