Renato Portaluppi cumpre o prometido e usa a Primeira Liga como laboratório para dar ritmo aos reforços contratados para 2017. Nesta quarta, em Brasília, contra o Flamengo, recebem a primeira oportunidade os laterais Léo Moura e Bruno Cortez e o volante Michel. No banco, como opção, o centroavante Jael.
Como o lateral Leonardo já tem sido utilizado no Gauchão, restará apenas Beto da Silva para ser apresentado aos torcedores, até que novos nomes sejam agregados ao grupo que terá cinco competições por disputar ao longo do ano.
Leia mais
Renato é "poupado" e não vai a Brasília para jogo do Grêmio contra Flamengo
Everton quer aproveitar chance entre titulares do Grêmio
Flamengo x Grêmio: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Renato orientará o treino do time titular hoje e deixa com o auxiliar Alexandre Mendes a tarefa de comandar a chamada equipe alternativa no Mané Garrincha. Para o goleiro Bruno Grassi, não há risco em escalar um time desentrosado contra o Flamengo, que terá força máxima em Brasilia.
– Não vejo como risco e, sim, como oportunidade. Cada um que entrar precisa estar concentrado e fazer o trabalho da melhor forma. Titulares e reservas têm a mesma responsabilidade – diz o reserva de Marcelo Grohe.
A vez de Bolaños
Será uma chance de ouro para o equatoriano buscado por R$ 20 milhões no ano passado no Emelec. O alto investimento da direção, desde dezembro, começou a dar frutos. Além do gol do título na Copa do Brasil sobre o Atlético-MG, Bolaños se mostra mais à vontade no CT Luiz Carvalho. O gol contra o Caxias, no último domingo, o deixou mais confiante segundo o coordenador técnico Valdir Espinosa. Após cumprir com excelência a programação da pré-temporada, o atacante será o grande nome no time desta noite que enfrentará o Flamengo.
Outra vez Fernandinho
Passou metade do ano passado emprestado ao Flamengo, marcando quatro gols em 32 jogos pelo clube carioca. Um dos maiores salários do elenco do Grêmio, inicia a temporada com a bênção do técnico Renato Portaluppi, que lhe prometeu uma sequência de jogos. O gol sobre o Ypiranga, na estreia do Gauchão, vitaminou sua confiança. Atacante de velocidade, pode contribuir na criação de jogadas, sobretudo pelo lado esquerdo, onde jogará nesta noite.
Para ver Léo Moura
Poucos conhecem tão bem o Flamengo quanto ele. Ídolo da torcida do clube carioca, o lateral-direito, que passou 10 anos na Gávea, reencontrará o clube em que foi campeão brasileiro em 2009, bicampeão da Copa do Brasil em 2006 e 2013, e também pentacampeão carioca. Além das taças, o veterano de 38 anos foi eleito o melhor de sua posição nos Brasileirões de 2007 e 2008 e também faturou a Bola de Prata da Revista Placar em 2007.
Cortez busca recomeço
O novo lateral do Grêmio sabe bem o que é enfrentar o Flamengo. Nascido no Rio de Janeiro, Cortez jogou em clubes cariocas de menor expressão, como Quissamã e Nova Iguaçu quando iniciou a carreira. Mas seu melhor momento foi com a camisa do Botafogo em 2011 - naquele ano, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão. Sombra de Marcelo Oliveira, um dos líderes do vestiário, que renovou contrato por mais dois anos, terá uma oportunidade para cavar espaço entre os titulares.
Nova chance para Bressan
Depois de uma passagem por seis meses no Peñarol-URU, Bressan tenta retomar sua carreira no Grêmio. Trata-se de um duro desafio para o zagueiro caxiense de 24 anos, transformado em vilão por boa parte da torcida por falhas cometidas em 2016. Com personalidade, o jogador se diz preparado:_ Sei que Renato tem confiança em mim. Não é à toa que fiz mais de cem jogos com a camisa do Grêmio.
Fla forte
Tem sido de goleadas a rotina do Flamengo neste começo de 2017. Em três partidas no campeonato carioca, o time já marcou 11 vezes, com destaque para o peruano Paolo Guerrero, autor de quatro gols e o zagueiro Réver. Para manter o ritmo, Zé Ricardo decidiu usar os titulares no Mané Garrincha, ainda que o domingo reserve o clássico contra o Botafogo, no Engenhão. Por falta de inscrição, o técnico não poderá usar ainda o atacante colombiano Berrío, o mais ilustre dos reforços contratados até agora para a temporada. Em compensação, terá nomes como Arão, Diego e Mancuello, além do próprio Guerrero.
Michel na briga
O desempenho de Michel poderá decretar a abertura de uma disputa com Jailson pela segunda posição na frente da área do Grêmio, ao lado de Maicon. Volante com boa capacidade de chegada à frente, também será alternativa como armador numa formação com três volantes.
ZHESPORTES